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Muitos Produtos e Pouco Espaço. O que fazer?

Muitos Produtos e Pouco Espaço. O que fazer?

Ricardo Marques • out. 23, 2022

Definir o mix de produtos de uma loja não é tarefa fácil. Seja qual for o segmento de atuação de uma loja, com certeza haverá uma infinidade de possíveis fornecedores para ela. E esses fornecedores oferecem uma quantidade imensa de variações de produtos de muitas categorias diferentes, mas que se encaixam no segmento em que a loja atua. Diante deste cenário, como o empresário pode escolher quais produtos sua loja deve oferecer aos consumidores. O desafio vale para todas as lojas, mas é maior ainda para lojas com espaço físico mais limitado.

Como definir o mix de produtos ideal para sua loja oferecer aos seus consumidores? Sobretudo se a loja tiver um espaço físico mais limitado. Essa é realmente uma pergunta que atormenta os varejistas de qualquer lugar do mundo, pois a resposta envolve a análise de vários fatores diferentes, mas o principal é saber quem de fato é o consumidor que frequenta a loja e o que ele busca.


Quando começamos a analisar quais produtos devem ser oferecidos na loja física para atender aos consumidores e ao mesmo tempo aumentar a lucratividade da loja, logo nos deparamos com o fator espaço físico disponível, pois o tamanho da loja é um fator limitante da quantidade de itens que o varejista pode expor e oferecer aos consumidores. O empresário pode até ter interesse em oferecer aos consumidores um mix de produtos bastante amplo, mas o tamanho da loja pode não lhe permitir dar vazão a essa ambição.


Nesse caso, uma solução muito viável é usar o canal de venda online como apoio. O empresário pode diminuir o mix de produtos oferecido em sua loja física, e oferecer em sua loja online, um complemento do mix de produtos, com itens que não oferece em sua loja física.


Para isso é necessário ter um conhecimento profundo sobre os hábitos e desejos de seus consumidores, já que a loja física precisa ter em seu mix os itens que os consumidores costumam vir buscar rotineiramente. Estamos falando dos itens mais vendidos na loja. Já os itens que serão oferecidos apenas pelo canal online precisam ser os itens que os consumidores não se importam em comprar e aguardar para receber ou retirar.


Aliás, a solução do clique e retire é bem interessante para as lojas que optam por oferecer no canal online um mix de produtos complementar ao mix oferecido na loja física. Nesta modalidade, o cliente pode comprar um produto que é vendido exclusivamente online, e passar para retirar na loja física. Os pedidos costumam ficar disponíveis para retirada em um período que vai de algumas horas e um dia útil, por exemplo, dependendo da capacidade de logística da loja e da confirmação de pagamento.


Essa estratégia é bem legal, pois permite ao empresário trabalhar com um mix de produtos mais amplo, mesmo não tendo tanto espaço físico disponível. E ainda tem um bônus. A compra online, atrai o consumidor para a loja física, pois ele precisa vir retirar o item. E aí, o varejista tem a oportunidade e encantar o consumidor com um atendimento excelente, que a venda online não tem como oferecer. E isso ajuda na fidelização do consumidor, e pode ser que gere mais vendas.


O empresário que quiser colocar essa estratégia em prática, pode contar com duas soluções desenvolvidas pela ACSN Brasil: Uma é o Venda Online, que é uma plataforma completa para que a loja ofereça aos consumidores os produtos que eles só podem comprar exclusivamente online, seja para retirada na loja física ou para receber no endereço que desejarem. E a outra, é o Connect Online, o sistema para loja que oferece aos empresários todas as ferramentas necessárias para fazer as vendas, cadastros e gestão da loja com base em indicadores que abrangem toda a parte financeira, de estoque e performance de vendas da loja, com relatórios e gráficos.


Para que o empresário consiga definir quais produtos ele precisa ter em sua loja física, e quais ele pode se permitir oferecer apenas no canal online, é necessário que ele conheça o perfil de compra de seus consumidores. E através do Venda Online integrado ao Connect Online, o empresário consegue fazer essa análise de forma bastante ampla, pois a extensa galeria de relatórios dessas ferramentas fornece todos os dados necessários para que a ação tomada seja assertiva.

Se você pensa em aplicar essa estratégia em sua loja, fale com a equipe ConnectStore. Teremos o maior prazer em ajudar.


Ricardo Marques

Evolução do Varejo

Representante oficial ACSN


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