O Brasil é decididamente um país de contrastes. Muitos brasileiros vivem em condomínios de alto ou médio padrão. No entanto, em torno de 6% da população, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou cerca de 13 milhões de pessoas vivem em comunidades.
Os moradores das comunidades são consumidores, e segundo o próprio IBGE, esse público gasta cerca de 168 bilhões de reais por ano, em todo o país. Esses consumidores acabam sendo excluídos do mundo das compras online, pois muitas das residências em comunidades não possuem CEP, ou mesmo número, o que impede a entrega dos produtos comprados pela internet. O que chama a atenção é que a maioria deles possuem smartphones, onde navegam pela internet e utilizam redes sociais, ou seja, eles estão presentes nos canais para comprar online. O que atrapalha é mesmo a questão da entrega. Até o fato de muitos desses consumidores não possuírem conta bancária, por exemplo, foi bastante minimizado, depois que os programas de auxílio criados durante a pandemia de COVID-19 geraram milhões de contas digitais.
A varejista Lojas Americanas atenta a esse imenso mercado de moradores composto pelos moradores de comunidades, criou um modelo para realizar entregas de compras online. As entregas são feitas em um contêiner nas margens da comunidade, e esse contêiner serve como ponto de retirada, onde os moradores buscam seus produtos.
Mas os moradores de comunidades não são os únicos que enfrentam dificuldade para receber suas compras online. Pessoas que moram em casas fora de condomínios também sofrem com essa questão, pois precisam garantir que tenha alguém em casa para receber as encomendas quando elas forem entregues, já que não contam com uma portaria para fazer isso por elas. E como agendar data e horário exatos para entrega não é algo tão simples, essa questão se torna um complicador para quem quer comprar online.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, e divulgada em fevereiro deste ano de 2022, 88% dos brasileiros moram em casas, enquanto apenas 12% vivem em apartamentos. A pesquisa mostrou, também, que do total de pessoas que vivem em casas, apenas 12% moram em condomínios, ou seja, a grande maioria vive em casas sem qualquer tipo de portaria para receber suas encomendas online.
E é diante desse cenário, que a modalidade chamada de clique e retire ganhou muita força. Nessa modalidade o consumidor compra online e depois retira os produtos na loja física, resolvendo o problema das pessoas que moram em lugares sem CEP, ou que não conseguem garantir que tenha alguém em casa disponível para receber as encomendas no momento da entrega.
Mas não é só isso. O clique e retire oferece outras vantagens para os consumidores, como por exemplo o fato de que essas compras online não têm custo de frete. E isso é um grande benefício percebido pela maioria das pessoas. Segundo o Ebit Nielsen, 78% dos consumidores dão preferência por compras online que não cobram valor de frete.
Além disso, outra vantagem para o consumidor que opta pela modalidade clique e retire é a possibilidade da entrega mais rápida. Para o lojista oferecer a possibilidade de retirada do produto na loja física, é porque esse produto está disponível em estoque. Então o consumidor pode buscar sua compra praticamente a qualquer momento após finalizar o pagamento. E se o consumidor não tiver como pagar online, ainda pode reservar o produto e ao chegar na loja para fazer a retirada, pode realizar o pagamento até mesmo em dinheiro.
O clique e retire oferece vantagens para os lojistas também, como por exemplo, a possibilidade de aumentar o ticket médio, pois como o consumidor virá até a loja, o vendedor tem a oportunidade de oferecer outros itens a ele.
O consumidor mais satisfeito com essa opção de comprar online e retirar na loja com certeza fará uma propaganda positiva da loja e isso pode alavancar o canal online.
Se algum lojista ainda tem dúvidas sobre de deve ou não adotar o clique e retire, vale lembrar que a precursora dessa modalidade no Brasil, foi a varejista Magazine Luiza, e que embora no início, em 2018 essa opção ainda fosse tímida em relação a resultados, hoje em dia representa 20% do total de suas vendas online.
O sistema Venda Online, desenvolvido pela ACSN Brasil oferece aos lojistas os recursos necessários para implantarem seus canais de vendas online com a opção de clique e retire, além da opção tradicional de compra online com entrega feita no endereço do consumidor.
Se ainda tiver dúvidas, fale conosco. Estamos aqui para te ajudar.
Ricardo Marques
Evolução do Varejo
Representante oficial ACSN
Conheça uma estratégia de venda online que funciona