A maioria dos lojistas utiliza um sistema de gestão para controlar as vendas no PDV e fazer análises, como quais são os produtos que mais vendem, qual o ticket médio da loja, posição de estoque etc. No entanto, o cadastro de cliente, que é um recurso disponível no sistema de gestão da loja, muitas vezes é esquecido e pouco valorizado. E isso é um erro.
Atualmente, boa parte do sucesso de uma loja depende da qualidade do relacionamento que ela tem com seus clientes.
E para construir um relacionamento entre clientes e loja, é preciso que haja comunicação, o que só é possível, se a loja tiver os dados de contato dos clientes, principalmente o número de WhatsApp, que é o aplicativo de comunicação usado por 99% dos consumidores brasileiros. E é aí, que o cadastro de clientes ganha importância fundamental, pois ele é responsável por guardar e organizar esses dados de contato.
Quando o lojista tem o cadastro de clientes atualizado, ele pode por exemplo, enviar fotos e vídeos dos produtos que são lançamentos direto para o WhatsApp dos seus clientes. Além disso, pode informar sobre promoções e descontos na loja. Essas ações atraem clientes e aumentam as vendas. Percebe como o cadastro de clientes é vital para a loja?
A loja que tem um canal de comunicação estabelecido com seus clientes, pode usar o envio de mensagens não somente para ações com foco em vendas, mas também para comunicados importantes, como no caso de a loja precisar ficar fechada por um determinado período para reforma, ou ainda informar aos clientes sobre uma mudança de endereço da loja. Essa ação com certeza evitará a perda de clientes.
Já falamos aqui mesmo no blog da ACSN, sobre como é eficiente enviar o link da loja online para o WhatsApp dos clientes. Isso atrai clientes tanto para o online, quanto para a loja física.
Se a loja complementar o cadastro dos clientes com o perfil de instagram dos mesmos, pode também estreitar o relacionamento seguindo-os nessa rede social. Assim não precisará ficar dependendo de o cliente seguir a loja, para poder segui-lo de volta.
A loja que coloca o cadastro de clientes em sua rotina diária, pode ir muito além nas ações de comunicação. Se a loja se habituar a identificar o cliente em cada venda que lança no PDV, ela construirá um banco de dados poderoso com as informações sobre o comportamento de consumo de cada cliente.
Tendo essas informações sobre o consumo de cada cliente, a loja pode enviar promoções personalizadas, e isso é algo que o consumidor atual valoriza muito. O cliente quer ser visto como individuo único, e receber da loja um desconto em um item que ele costuma comprar, mostra que a loja o conhece de verdade. Ponto para a fidelização desse cliente.
Para que o cadastro de clientes seja eficiente é necessário que cada loja analise que informações precisa, e inclua os campos necessários no cadastro. Isso varia muito. Por exemplo, uma loja de brinquedos precisa cadastrar a data de nascimento dos filhos do cliente, pois isso impactará nas ações de que tipo de promoções e lançamentos enviar. Já uma loja de calçados, pode melhorar a comunicação com seu cliente, se tiver em seu cadastro o número de calçado que ele usa.
É por isso, que o sistema de gestão ConnectStore, desenvolvido pela ACSN, oferece aos lojistas um cadastro de clientes moderno, completo, e com campos personalizáveis, para que cada loja possa adequar o cadastro de forma a ter as informações que realmente precisa para suas ações de comunicação com os consumidores.
Muitos lojistas dizem que entendem essa importância do cadastro de clientes, mas que acabam não fazendo o cadastro, porque os clientes não querem se cadastrar, seja por estarem apressados ou por qualquer outro motivo.
Uma dica para resolver essa questão, é informar ao cliente que ao se cadastrar, ele terá maior facilidade caso venha precisar realizar uma troca, por exemplo. Ao fazer isso, a loja passa para o cliente a vontade de se cadastrar, pois ele não quer perder a vantagem de fazer trocas mais rapidamente.
Outra ação que faz com que o cliente queira se cadastrar, é a loja fazer sorteios para clientes cadastrados. Isso é uma forma barata e eficiente de manter os dados dos clientes atualizados no sistema.
E para finalizar, a loja pode oferecer cashback para seus clientes, onde cada compra que um cliente faz, gera um valor de desconto que ele poderá usar em uma próxima compra. Para que o valor de cashback seja disponibilizado para o cliente, ele precisa se cadastrar. O recurso de cashback faz com que os clientes queiram se cadastrar e ainda fomenta as vendas. Por isso, a ACSN disponibiliza o recurso de cashback no sistema ConnectStore.
Agora é com você. Faça do cadastro de clientes, uma poderosa ferramenta a serviço do sucesso da sua loja.
Ricardo Marques
Evolução do Varejo
Representante oficial ACSN
Automação Comercial na Experiência do Consumidor
Fidelize Clientes e Crie uma Espiral de Vendas