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Não esqueça o aniversário do consumidor e encante-o

Não esqueça o aniversário do consumidor e encante-o

Ricardo Marques • nov. 14, 2022

As pessoas querem se sentir únicas e exclusivas. E é por isso que as lojas que investem em ações personalizadas de relacionamento com seus consumidores fazem sucesso na arte da fidelização. E consumidor fidelizado é garantia de mais e melhores vendas paras a loja. E qual a melhor data do ano para mostrar ao consumidor que ele é especial para você, do que o aniversário dele?

O dia do aniversário de uma pessoa é em geral um dia muito especial para ela. Afinal, esse dia só acontece uma vez por ano. Nesse dia a pessoa ganha presentes e parabéns de amigos, familiares, colegas de trabalho e demais indivíduos que convivem com ela de alguma forma, nem que seja somente pelas redes sociais. O fato é que nesse dia tão especial, a pessoa receberá muitos parabéns e felicitações, mas sempre de pessoas que de alguma forma fazem parte da vida dela. E esse é o ponto.


Se uma loja parabeniza o consumidor no dia do aniversário dele, ela será percebida por ele como parte da sua vida. Afinal a loja, assim como as pessoas que convivem com ele, mostrou que lembrou do seu aniversário, e mais, fez questão de parabenizá-lo. Isso faz com que a fidelização desse consumidor aumente.


E como já sabemos, consumidor fidelizado, gasta mais, volta sempre e ignora o assédio da concorrência. Em tempos de opções de compra literalmente surgindo na frente dos consumidores a todo instante, ter um cliente fidelizado faz toda a diferença para os lucros da loja.


Mas que tal ir além do trivial, e fazer mais do que apenas enviar uma mensagem de parabéns no Whatsapp do consumidor?


Se uma mensagem de parabéns já é bem legal, imagine então se a loja mostrar que realmente vê o aniversariante como uma pessoa especial e única e lhe encanta com uma ação feita todinha só para ele.


Uma ação de aniversário de consumidor que faz muito sucesso, é o envio de um crédito para ele gastar na loja, ou um cupom de desconto para ele usar durante o mês de aniversário dele. Esse tipo de ação por si só já é bem personalizada, pois o crédito ou desconto só pode ser usado no mês em que o consumidor faz aniversário, ou seja, para cada consumidor, poderá ser em um mês diferente.


No entanto é possível ser mais encantador ainda. A loja pode pesquisar quais tipos de produtos, o aniversariante costuma comprar e oferecer a ele um crédito ou desconto para serem usados apenas em alguns itens, que são exatamente os itens que ele costuma comprar. Isso vai gerar um sentimento de “uau” no consumidor, já que além da loja lembrar do seu aniversário, ela ainda está presenteando-o com um crédito ou desconto, e justamente em produtos que ele gosta. É muito reconhecimento do consumidor como individuo único no Universo.


Quer mais? Que tal ter no computador da loja, algumas artes de parabéns para você, já previamente editadas e salvas, apenas para enviar ao consumidor junto com a mensagem em seu nome e as promoções exclusivas de aniversário?


Vivemos na época de postagens em redes sociais, por isso cartões virtuais de parabéns fazem muito sucesso, sobretudo se usarem bastante imagens e as tendências do momento. Claro, que para as artes agradarem ao consumidor é preciso que sejam artes que façam sentido com o perfil de quem frequenta a loja. Uma loja de artigos de rock não vai enviar uma arte com o tema pagode, para o consumidor. Nada contra ou a favor de um ou outro estilo musical aqui citados, mas a verdade é que a loja precisa ser fiel a sua cultura para fazer sentido, e de quebra, se o consumidor frequenta a loja, é porque deve comungar dessa cultura.


Se os papais e as mamães ficam felizes quando a loja lembra do aniversário deles, o que dizer então se a loja lembrar do aniversário de um filho deles? Pois é.


Lojas de vestuário infantil ou de brinquedos podem usar esse artifício a favor da fidelização do consumidor. Esse tipo de loja tem como comprador o adulto, mas como consumidor de fato, a criança. Então as promoções personalizadas fazem mais sentido se forem aplicas com foco nas crianças, pois são quem de fato consomem os produtos que a loja vende.


Todas essas ações são relativamente muito fáceis de aplicar e trazem um retorno imenso em relação a fidelização dos consumidores. Portanto são ações que sua loja não pode deixar de fazer.


Claro, que durante a correria do dia a dia, e as tarefas de rotina, o empresário que se preocupa com ações de fidelização do consumidor precisa de ajuda da tecnologia, como o sistema para loja. Se esse é seu caso, fale com a equipe do ConnectStore.


O sistema ConnectStore possui relatórios para que o lojista possa verificar quais consumidores estão fazendo aniversário, e o que costumam comprar. E assim possa criar promoções personalizadas e enviar para encantar os consumidores.

Com o sistema para loja, ConnectStore, a loja pode controlar os créditos ou desconto gerados para o consumidor como presente de aniversário. Além disso, por ser um sistema muito usado por lojas de brinquedos e de vestuário infantil, o ConnectStore oferece em seu cadastro de clientes, a opção para cadastrar as datas de aniversários dos filhos dos consumidores também.

E aí? Depois disso tudo, você não tem mais motivo para não fazer parte do “parabéns para você” do seu consumidor, não é?


Ricardo Marques

Evolução do Varejo

Representante oficial ACSN


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