Layout do blog

Como estimular o cliente a lembrar da sua marca?

Como estimular o cliente a lembrar da sua marca?

Ricardo Marques • set. 05, 2022

Construir uma marca que é lembrada pelos consumidores é uma das tarefas mais árduas para uma loja. Fazer com que os consumidores lembrem o nome da loja, a logomarca, onde fica, quais produtos são vendidos ali, exige investimento, empenho e dedicação. Mas esse esforço todo vale a pena, pois quando o consumidor lembra da sua marca, ele a considera como uma das opções para atender sua necessidade ou desejo de compra, gerando assim uma possibilidade de venda para sua loja. Mas, como estimular o consumidor a lembrar da sua marca?

Construir uma marca que é lembrada pelos consumidores é uma das tarefas mais árduas para uma loja. Fazer com que os consumidores lembrem o nome da loja, a logomarca, onde fica, quais produtos são vendidos etc, exige investimento, empenho e dedicação. Mas esse esforço todo vale a pena, pois quando o consumidor lembra da sua marca, ele a considera como uma das opções para atender sua necessidade ou desejo de compra, gerando assim uma possibilidade de venda para sua loja. Mas, como estimular o consumidor a lembrar da sua marca?


Estimular os consumidores para que lembrem da sua marca é uma ação que pode ser feita por qualquer empresa, mesmo que ela seja nova no mercado e pouco conhecida. O que muda nesse caso, é que o prazo para que a marca da loja seja reconhecida será maior em relação a empresas que já possuem mais tempo no mercado e, portanto, já são relativamente mais conhecidas dos consumidores.


O lojista pode usar duas estratégias diferentes para estimular os consumidores a reconhecerem sua marca e lembrarem de sua loja: exposições repetidas e associações.


Vamos analisar primeiro a estratégia das exposições repetidas. Repetir a exposição da marca é uma estratégia muito eficiente quando a loja não é muito conhecida ainda. Portanto, essa estratégia é muito indicada para lojas que estão começando. A constante repetição da exposição da marca estimula o consumidor a reconhecê-la. Essa repetição pode ser feita nas redes sociais. Aliás, a loja deve usar as redes sociais para divulgar sua marca, sua logo, suas cores e seus produtos repetidas vezes. Isso fará com que o consumidor comece a se recordar da marca. Ele vai se acostumando com aquela imagem da logomarca, com aquelas cores da loja e devagar vai registrando essas informações, para que em breve se lembre da marca de forma espontânea, ou seja, sem que precise a ver em uma postagem para se recordar.


Na loja física, a repetição da marca deve estar presente também, para que o consumidor vincule mentalmente as postagens que ele tanto vê nas redes sociais, com a loja física onde ele está fazendo compras. Sendo assim, o lojista deve usar suas cores, sua logomarca e seu nome, internamente na loja física, como no uniforme dos colaboradores, em painéis instagramáveis (aqueles painéis criativos, nos quais os consumidores adoram se posicionar para fazer selfies), no balcão e onde mais for possível e faça sentido.


A Billabong, uma famosa loja de surf wear, por exemplo, disponibiliza jogos da memória (onde o objetivo é a pessoa encontrar duas imagens idênticas no meio de várias opções) em sua área kids para entreter as crianças enquanto os adultos fazem compras. O detalhe é que as imagens usadas nas cartas dos jogos da memória são as logomarcas da loja e dos produtos que vendem na loja. Assim as crianças vão se acostumando com as marcas desde pequenas.


A outra estratégia para estimular os consumidores a lembrarem da marca de uma loja é a associação. Criar associações entre sua marca e seus produtos com as necessidades dos consumidores é construir o sucesso da sua loja.


A Coca-Cola é um dos melhores exemplos de associação da marca com um desejo ou necessidade do consumidor. O consumidor sente sede ou vontade de se refrescar, e imediatamente pensa em uma coca-cola geladinha. Ele não pensa em um refrigerante, ele pensa em coca-cola. Claro, que não são todos os consumidores, mas uma grande parte sim.


Para que uma loja consiga usar essa estratégia da associação, é preciso que o lojista conheça o motivo pelo qual os consumidores vêm até sua loja. O que seu público busca quando procura a loja. Quais os desejos e necessidades dos consumidores são atendidos ali?


Após obter essas respostas, é possível fazer postagens nas redes sociais que abordem explicitamente os problemas que podem ser resolvidos com produtos vendidos na loja. E na mesma postagem, falar de forma discreta como resolver os problemas apresentados, mostrando os produtos envolvidos na solução e que são vendidos na loja.


Com o passar do tempo, os consumidores vão criando conexões entre os problemas que eles possuem e a marca da sua loja como fornecedora da solução.


Vejamos o exemplo de uma loja que vende tênis de corrida. Ela pode fazer uma postagem abordando os malefícios do sedentarismo, ou mesmo de correr com o tênis errado. O foco da postagem são os problemas que essas situações podem gerar. E então sugerir sutilmente que correr pode ser uma boa solução para o sedentarismo e apresentar os tênis ideias para cada tipo de consumidor.


A ACSN está atenta a essa necessidade do lojista de estimular o consumidor a lembrar de sua marca. E por isso mesmo, desenvolveu o sistema ConnectStore com funcionalidades que ajudam o lojista nessa questão.


O sistema ConnectStore permite que o lojista personalize o PDV (ponto de venda ou frente de caixa) com a logomarca e as cores da loja. Os cupons das vendas também podem ter as logomarcas e nome da loja.


Além disso, com o sistema ConnectStore, a loja pode gerar suas próprias etiquetas de venda dos produtos. Dessa forma, o consumidor leva o produto junto com a marca da loja para onde ele for. Se o consumidor, por exemplo, comprar um produto na loja para dar de presente para outra pessoa, essa pessoa também será impactada pela marca da loja, pois a etiqueta personalizada gerada pelo ConnectStore estará presente no produto.


Caso queira saber mais sobre esses recursos do ConnectStore, fale com a equipe da ACSN.


Ricardo Marques

Evolução do Varejo

Representante oficial ACSN



Artigos relacionados:

Conheça os benefícios de personalizar ofertas e atendimento

O que é ZMOT? E como isso influencia as vendas das lojas?


Receba informações e notícias gratuitamente

Todos os documentos fiscais em um único Software
Por ACSN 29 nov., 2023
Em um cenário empresarial cada vez mais digital e regulamentado, a gestão eficiente dos documentos fiscais é crucial para o sucesso e a legalidade das operações de qualquer loja. Nesse contexto, a utilização de um software integrado que concentre todos os documentos fiscais se torna uma estratégia fundamental. Esta abordagem não apenas simplifica os processos internos, mas também assegura conformidade legal, otimiza o tempo e contribui para uma gestão financeira mais eficaz.
Relatórios e Gestão da Loja
Por ACSN 26 set., 2023
Os relatórios são como um mapa detalhado que ilumina o caminho para o sucesso de sua loja. Eles não são apenas números, mas insights poderosos que revelam o desempenho real e apontam oportunidades de crescimento. Vamos explorar por que os relatórios são essenciais para a análise e monitoramento de sua loja.
Show More
Share by: