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Fature mais usando um calendário de promoções

Fature mais usando um calendário de promoções

Ricardo Marques • ago. 08, 2022

Toda loja pode faturar mais usando um calendário de promoções. Esse tipo de calendário é uma ferramenta estratégica que tem como finalidade ajudar o lojista a se programar para a realização das promoções de acordo com as datas comemorativas do ano e os períodos de sazonalidade de cada segmento.

Um calendário de promoções é uma ferramenta estratégica que tem como finalidade ajudar o lojista a se programar para as promoções que serão realizadas pela loja durante o ano. Na prática esse calendário é como uma agenda ao qual o lojista deve estar sempre atento para não deixar de faturar com nenhuma data que possa de alguma forma alavancar as vendas da loja.


O lojista pode criar o calendário no Excel ou no Word, por exemplo. É só identificar as promoções que serão feitas durante o ano na loja e anotar o nome dessas promoções junto com as datas das ações necessárias para que as promoções sejam um sucesso.


O calendário é necessário para que o lojista não perca as oportunidades de vendas que algumas datas trazem para as lojas. Isso porque não basta a loja fazer uma promoção para o dia das mães, por exemplo. Para que a promoção traga o máximo de resultados, é preciso que o lojista anuncie essa promoção nas redes sociais da loja com antecedência. Além disso, é necessário se certificar que há estoque suficiente para atender aos consumidores, verificar se haverá necessidade de contratar mais atendentes, ainda que temporários, analisar os custos e preparar a tabela de preços com os descontos dos produtos da promoção para que não haja vendas com prejuízo.


É muita coisa para fazer sem se preparar antes. E é por isso, que o calendário é fundamental para a loja.


A primeira pergunta que surge quando o lojista decide criar um calendário de promoções é: quais datas considerar para realizar as promoções, ou seja, que datas serão incluídas no calendário?


A resposta é que há ao menos três tipos de promoções que podem ser agendadas nesse calendário de acordo com o tipo de data: sazonais, segmentadas e estratégicas.


As datas sazonais são as mais simples de identificar, pois são amplamente divulgadas na mídia, ainda que muito conhecidas. Estamos falando de Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Páscoa, Natal etc. Lógico que dependendo do segmento de cada loja, uma data sazonal pode ter mais impacto na venda do que outras. Uma loja de chocolates provavelmente terá mais vendas na Páscoa, do que uma loja de calçados, assim como uma loja de brinquedos vende mais no Dia das Crianças, do que uma loja de perfumes. Em uma data como Sexta Feira da Paixão, as peixarias têm um aumento do movimento maior que os açougues. Sendo assim, embora muitas datas sazonais movimentem o comércio como um todo por estarem relacionadas a comemorações na sociedade, há sim, o impacto maior ou menor em alguns casos, de acordo com o segmento da loja.


Por falar em segmento da loja, outro tipo de data que deve estar no calendário de promoções da loja são as datas relevantes exclusivamente para o segmento de cada tipo de loja. Para identificar esse tipo de data ideal para promoções, o lojista precisa conhecer o perfil dos seus consumidores, e então pesquisar quais são as datas mais importantes para eles. Por exemplo, se a loja é do segmento de artigos esportivos, e grande parte do público que compra na loja gosta de futebol, então o período da Copa do Mundo tem que entrar no calendário de promoções. Se nessa mesma loja, há um público que aprecia corridas em perímetro urbano, a loja pode mapear quando ocorrem as corridas mais importantes da cidade ou região, e incluir essas datas no calendário de promoções.


Temos também as datas ideais para promoções estratégicas. Esse tipo de promoção pode ser feito para baixar o estoque de produtos que estão parados há muito tempo, ou até mesmo que estão próximos do vencimento da data de validade. Também é comum a loja agendar promoções estratégicas com o objetivo de aumentar as vendas em períodos que se sabe que a loja não tem um movimento tão bom. Um exemplo de promoção estratégica é quando os itens da coleção inverno são vendidos com desconto porque a loja precisa desocupar as prateleiras para receberem a coleção verão, que está chegando. Outro exemplo é quando uma loja de brinquedos quer vender os bonecos do filme do Thor, antes que o filme saia do cinema e o interesse do consumidor por esse item caia.


Depois que o lojista identificar todas as datas e tipos de promoções que serão feitas durante o ano, e colocar tudo isso no calendário, ele pode anotar tudo que precisa fazer antes, durante e depois de cada promoção.


Uma das ações necessárias é preparar a tabela de preços da loja para que não haja erros no momento de efetivar as vendas. Se a loja anuncia um produto na promoção, e no momento da venda, o item é registrado com o preço sem desconto, a experiência do cliente é afetada negativamente, do mesmo jeito, que se um produto que não está mais na promoção é registrado com desconto, a loja perde dinheiro, além de credibilidade, pois quando os períodos de promoções não são respeitados, a impressão que o consumidor tem é de que a loja nunca fez uma promoção real, e os preços dos produtos são sempre os mesmos.


Por isso, o sistema ConnectStore, desenvolvido pela ACSN, oferece o recurso de criação de tabelas de preços para promoções. Assim, o lojista pode deixar antecipadamente todas as tabelas de promoções criadas no sistema, já com a definição dos períodos de vigência de cada uma delas, para que entrem e saiam de uso no Frente de Caixa de forma automática.


O uso do recurso de tabelas do ConnectStore, junto com um calendário de promoções bem elaborado alavanca o faturamento da loja, de forma organizada e sem sustos.


Ricardo Marques

Evolução do Varejo

Representante oficial ACSN


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