Os parques da Disney em todo o mundo são classificados como parques temáticos, e não parque de diversões. Mas afinal de contas, qual é a diferença?
Um parque de diversões tradicional costuma oferecer para seus visitantes, experiências que geram emoções através de estímulos físicos, como um elevador que despenca ou uma montanha russa, que eleva a adrenalina de quem tem coragem de experimentar. Já um parque temático, define um tema, como o próprio nome diz, e a partir daí tudo que existe no parque precisa ser alinhado com o tema escolhido. O parque temático também pode oferecer aos visitantes, uma montanha russa ou um carrinho de bate bate, mas com certeza essas atrações receberão uma decoração dentro do tema. Por exemplo, em um parque onde o tema é sobre dinossauros, o carinho de bate bate pode se parecer com um desses animais extintos. Porém, o parque temático leva uma vantagem. Como ele possui um tema definido, ele pode criar emoções nos visitantes sem precisar recorrer a apenas atrações físicas. Imagine um parque onde o tema é sobre animais mágicos e mitológicos. Uma pessoa (e não precisa ser criança) apaixonada por unicórnios pode vir a chorar de alegria ao ver um unicórnio (fake) onde ela pode se sentar para tirar uma foto. A emoção é criada sem que a pessoa seja jogada para cima ou rodopiada. E com certeza, essa pessoa emocionada pagará por um sorvete em forma de chifre de unicórnio. Como o parque é temático, ele provavelmente atrai pessoas interessadas no tema proposto. E isso faz com que essas pessoas sejam mais suscetíveis as experiências oferecidas pelo parque, e consumir os produtos que sejam vendidos por ali. É aí que está o verdadeiro poder do parque temático.
Esse poder que o temático tem, também é explorado por muitas lojas e restaurantes. Em São Paulo, temos restaurantes temáticos sobre bruxos, dinossauros, idade medieval etc. E praticamente em toda cidade encontramos lojas temáticas, como lojas que trabalham apenas com moda country, e utilizam esse conceito em toda decoração da loja e oferta de produtos.
Mas, se sua loja não é uma loja temática, ou com potencial para ser, isso não é empecilho para que você fature alto com as experiências temáticas. Você pode explorar a questão de temas de acordo com a época do ano, como por exemplo, na Copa do Mundo.
O fenômeno comercial que é a figurinha da Copa do Mundo mostra como experiências em torno de um tema podem envolver emocionalmente as pessoas de todas as idades. A Copa do Mundo é um evento de futebol que ocorre a cada 4 anos. Portanto, o álbum de figurinhas deste evento também só é vendido a cada 4 anos. E o tema é futebol, coisa pela qual o brasileiro é apaixonado. Veja que usei o termo apaixonado, que vem de paixão, ou seja, uma emoção que não precisa de estímulo físico para surgir. Quando a empresa fabricante do álbum de figurinhas da Copa do Mundo, oferece esse produto que é sazonal (disponível apenas a cada 4 anos), e ao mesmo tempo carregada da emoção que o futebol traz para as pessoas, o sucesso das vendas é certeiro.
Então não deixe de explorar em sua loja, esses temas que o próprio calendário te oferece.
Se sua loja vende calças jeans, por exemplo, que tal no Natal vestir os manequins de mamãe e papai Noel, porém, com eles usando as calças jeans da loja? Vou além, todo cliente que comprasse na loja, poderia ganhar uma decoração para pendurar na árvore de Natal. Isso traria para sua loja uma atmosfera temática. Você poderia pegar carona no sentimento natalino, que é cheio de felicidade e disposição para compras. Além disso, sua marca estaria na árvore de Natal daquela família. E se todo ano você oferecesse um enfeite diferente como brinde, pode ser que crie uma tendência de coleção. Claro, que este artigo está apenas levantando hipóteses, mas o ponto que realmente importa é que você tem a oportunidade de criar ações específicas de acordo com o momento, para trazer a atmosfera do temático para sua loja.
E não se esqueça da presença digital. Ao colocar sua loja para oferecer experiências de um tema, você pode usar e abusar de postagens nas redes sociais que reforcem a temática do momento. Aproveite também, que o sistema Venda Online, da ACSN, é personalizável e intuitivo para alinhar a aparência de sua loja virtual com o tema.
Se a proposta deste artigo faz sentido para você, e você que quiser conversar mais sobre como um sistema para loja pode te ajudar, entre contato com nossa equipe.
Ricardo Marques
Evolução do Varejo
Representante oficial ACSN
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