O custo do aluguel de um prédio comercial é um dos custos operacionais fixos mais altos que as lojas possuem. E caso a loja prefira comprar um prédio, o investimento também será um dos maiores que o lojista precisará fazer para montar a loja. E por isso mesmo, é muito importante acertar na definição do tamanho ideal da loja, pois essa é uma das variáveis que influenciam no valor do aluguel ou da aquisição do prédio.
Com os consumidores cada vez mais ávidos por novidades, a indústria tem criado uma imensa variedade de produtos. E cabe ao lojista tentar acomodar todos esses itens em seu espaço físico. O problema é que isso faz com que muitas vezes, a loja tenha seu tamanho físico inflado além do que seu faturamento justifica. E é aí, que entra a importância da análise do faturamento da loja por metro quadrado.
A conta é simples, é só dividir o valor total faturado no período analisado (no mês, por exemplo) pela metragem quadrada da loja. O resultado é o valor médio de faturamento por metro quadrado. No entanto encontrar esse valor é só o começo da análise.
Após o lojista descobrir qual é o valor médio do faturamento da loja por metro quadrado, ele pode fazer vários tipos de análises e ter ótimos insights sobre como melhorar o resultado financeiro da loja.
Uma das análises interessantes que o lojista pode fazer é verificar qual produto está ocupando um espaço na loja maior do que deveria. Isso é possível descobrir, dividindo o valor de faturamento obtido com o produto em questão, pela metragem de loja que ele ocupa. O resultado dessa conta é o faturamento por metro quadrado apenas do produto do nosso exemplo. Depois é só comparar se esse resultado é maior ou menor do que o valor de faturamento médio por metro quadrado. Se o resultado for menor, provavelmente esse produto está ocupando espaço demais na loja, ou ao menos está alocado no lugar errado.
Outra análise que o lojista pode fazer que é muito relevante para o resultado da loja como um todo, é verificar quais setores da loja estão acima ou abaixo do valor médio do faturamento por metro quadrado. Assim é possível descobrir quais são as áreas quentes (com maior participação no faturamento total da loja), e as áreas frias (com menor participação no faturamento total da loja).
De posse dessas informações, o lojista pode agir de forma mais assertiva para maximizar os resultados da loja. Ele pode por exemplo, diminuir ou aumentar a presença de um determinado produto no espaço físico da loja, ou pode ainda colocar itens que deseja que vendam mais, em áreas quentes da loja.
Pode ser até que seja necessário aumentar ou diminuir o tamanho da própria loja. Tudo depende dos resultados obtidos com as análises feitas, e também das metas do próprio lojista.
Para que o lojista consiga fazer esse tipo de análise, e encontre os indicadores que busca, é imprescindível que ele tenha um sistema para loja confiável, como o ConnectStore.
Com o ConnectStore, o lojista consegue identificar em qual setor da loja, o produto será exposto, já no cadastro de produtos, pois ele pode personalizar um campo do cadastro para ser usado como identificador do setor em que o produto ficará exposto. Isso tornará possível a análise dos resultados de vendas dos produtos por setor. Fazendo com os pontos quentes e frios sejam identificados posteriormente.
Além disso, o ConnectStore traz os resultados de vendas pelo período que o lojista desejar, e isso pode ser feito produto a produto, para que seja possível identificar quais produtos necessitam de mais espaço na loja, ou que devam ocupar menos espaço.
Se você é lojista, achou interessante esse tipo de análise, e precisa de ajuda para colocar a estratégia em prática, fale com nossa equipe. Estamos aqui para ajudar.
Ricardo Marques
Evolução do Varejo
Representante oficial ACSN
Encante com Experiências Temáticas
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