O número de lojas que contratam influencers para divulgarem suas marcas e produtos só aumenta. Isso nos faz pensar que de fato o marketing de influência veio para ficar, e que faz sentido investir nessa tendência também. Isso até é verdade, mas existem alguns pontos que exigem atenção do lojista para que não jogue dinheiro fora ou pior, acabe até prejudicando o nome da loja.
A grande vantagem de divulgar os produtos e a marca da loja através de influencers, é que os seguidores deles confiam no que eles dizem. E confiança é a base para que as pessoas comprem de alguém, seja porque confiam em quem está vendendo, ou porque alguém em quem confiam indicou aquela loja.
Ao pensar em fazer uso do marketing de influência, a loja precisa ter em mente que de início não deve analisar se o resultado da ação está sendo positivo ou não apenas analisando se as vendas aumentaram. Isso porque o marketing de influência atua principalmente em outros pontos importantes que são:
1) O fortalecimento da marca: o aumento da presença da marca nas redes sociais com apresentação feita pelo influencer correto, faz com que a marca fique mais forte na mente e no coração dos consumidores.
2) Humanização da marca: quando quem apresenta os produtos da marca nas redes sociais é de fato um ser humano; a marca ganha rosto, voz, e se torna um ser vivo diante dos consumidores, o que ajuda no relacionamento entre marca e consumidor, uma vez que pessoas se relacionam com pessoas.
3) Aumento do engajamento: a partir do momento em que os consumidores passam a ver constantemente uma pessoa que eles seguem falando de uma loja, é natural que passem a engajar mais em tudo que a loja apresentar.
4) Aumento do alcance da loja: muitos consumidores que nunca haviam ouvido falar da loja, passam a conhecer sua marca e produtos, através das ações feitas pelo influencer.
E é a partir desses pontos citados acima, que a loja poderá enfim conseguir o aumento das vendas, tanto no físico, quando no online. Por isso que é preciso analisar primeiro se as ações com influencers aumentaram os seguidores nos perfis da loja, os comentários e principalmente os compartilhamentos de conteúdos da marca. Aí sim, diante disso, analisar se as vendas aumentaram ou não. Como tudo, é preciso dar um tempo e fazer investimento para se ver resultados.
Uma vez que entendemos isso, voltamos a pergunta inicial deste artigo. Contratar influencers funciona para uma loja com atuação local, ou é coisa apenas para lojas de grandes redes ou com atuação nacional?
A resposta é que uma loja com atuação local pode sim tirar muito proveito de ações com influencers. O segredo está na contratação do influencer correto. E como saber quem é esse influencer correto?
Se a loja tem atuação apenas na cidade onde está localizada, não faz sentido contratar um influencer famoso nacionalmente, e que custa muito caro. Afinal a loja estaria fazendo propaganda para pessoas que ela não consegue atender. Lojas com atuação local devem buscar micro influencers. Esse tipo de influencer é famoso apenas em uma região pequena, normalmente onde ele vive. Então faz todo sentido, a loja buscar influencers que atuem na mesma região que ela, e, portanto, possuam seguidores que compram nessa mesma localidade. Assim o influencer falará para um público que a loja consegue atender.
Após a loja definir que vai contratar um micro influencer, é preciso analisar os perfis disponíveis, com o objetivo de encontrar o mais adequado para a loja. O lojista deve dedicar um tempo para escolher quem será o micro influencer contratado e que terá a missão de divulgar sua marca e produtos nas redes sociais. O lojista precisa analisar os conteúdos postados pelos influencers, verificar o que eles seguem, se apoiam causas que façam sentido para os valores da loja etc. Se o lojista contratar um influencer que não tem conexão com a marca da loja, não conseguirá os resultados que deseja. Para dar um exemplo bem claro, imagine uma loja especializada em churrasco, que contrata um influencer que segue causas vegetarianas. Não faz sentido algum, e ficará fake quando o influencer falar com seu público, e isso fará estragos na marca da loja e do influencer.
Encontrou um micro influencer que parece ter conexão com a loja? Agora, analise o perfil das pessoas que o seguem. Elas também precisam ter o perfil que a loja atende. Por exemplo, imagine uma loja de artigos femininos que encontra uma influencer que usa artigos semelhantes aos que a loja oferece. Aparentemente contratar essa influencer pode ser uma boa ideia, já que não será uma propaganda fake, afinal ela usa os artigos que a loja vende. Contudo se o público de seguidores dessa influencer, for composto por uma maioria de pessoas do sexo masculino, não necessariamente ela é a influencer ideal para a loja.
Depois de tudo isso, ainda é preciso buscar na internet, usando a boa e velha pesquisa do Google, se a possível influencer nunca se envolveu em polêmicas que possam vir a afetar a marca da loja.
Percebe como é trabalhoso escolher quem será o influencer que representará a loja nas redes sociais? Porém, se a loja fizer tudo certinho, os resultados podem ser muito bons.
Se possível, a loja deve experimentar mais de um influencer, para encontrar a melhor alternativa.
Algum tempo depois das ações de marketing de influência estarem acontecendo, é hora de medir nos relatórios de vendas do sistema para loja, se as vendas aumentaram, em que tipo de produto elas aumentaram etc. E para isso, o lojista pode contar com o sistema ConnectStore, desenvolvido pela ACSN Brasil.
Ricardo Marques
Evolução do Varejo
Representante oficial ACSN
Encante com Experiências Temáticas
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