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Público-alvo 4 incríveis dicas para defini-lo e aumentar as vendas da sua loja!

Público-alvo 4 incríveis dicas para defini-lo e aumentar as vendas da sua loja!

ACSN • jun. 07, 2017

Alguma vez já te perguntaram para quem sua empresa vende? Se sim, acho que a primeira resposta que veio a sua cabeça foi: “para todo mundo”.


Mas será que esta resposta está correta?

Os consumidores geralmente compram por diversos fatores diferentes como, por exemplo: necessidade, desejo, por preço baixo, por localização, em busca de qualidade, praticidade, status etc.

É por causa destes diferentes fatores que dificilmente uma empresa consegue vender para todo mundo, pois cada consumidor tem seus motivos para comprar algo de um determinado local ou de uma forma diferente.

Se uma empresa não entende quem é seu público-alvo, como ela poderá desenvolver um novo produto, melhorar seu atendimento ou ajustar seu preço para satisfazer este cliente?

E é exatamente por não enxergar estas necessidades e razões (que fazem seus consumidores comprarem da sua empresa), que você provavelmente possa estar jogando dinheiro foracom reposição de estoque, estratégias marketing e também de vendas malplanejadas.


Sendo assim, como fazer com que as estratégicas que envolvem o seu negócio sejam sempre focadas no seu Público-Alvo?

Entendendo o seu público-alvo…

Para que suas ações estratégicas tragam resultados positivos e façam você parar de jogar dinheiro fora, é necessário conhecer muito bem quem é realmente o seu público-alvo.

Porém, antes de buscar entender mais sobre este público é muito importante não deixar dúvidas do seu real significado.

O que é um público-alvo?

 Se você procurar no dicionário poderá encontrar uma linguagem técnica, que até complicará o entendimento deste termo, sendo assim, de uma forma mais simples o público-alvo é um grupo de pessoas (neste caso, consumidores) que possuem características ou necessidades em comum e que se encaixam ou podem ser atraídos pelos benefícios ou vantagens que sua empresa ou produto oferece.

Estas características podem ser: sexo, faixa etária, renda, localização, profissão, hábitos, interesses entre outros tantos. Estes fatores geralmente impactam na hora do consumidor escolher a sua empresa para comprar.

É por este motivo que o seu público-alvo deve ser sempre o foco principal quando for realizar alguma ação de marketing, uma estratégia comercial ou na escolha dos produtos que serão revendidos.

Entender este grupo de pessoas é extremamente importante para um negócio, pois entregar um produto que não se caixa a necessidade ou desejo ou não desperta o interesse destes potenciais consumidores não irá gerar vendas e consequentemente trará prejuízos para o negócio.

Por isto, é necessário se fazer seguinte pergunta: Por que as pessoas compram ou comprariam da minha empresa?

Esta pergunta pode trazer inúmeras respostas, dentre as principais:

– “Porque esta empresa é perto da minha casa! ”

– “Porque o produto é barato! ”

– “Porque só encontro este produto aqui! ”

– “Porque este produto é exclusivo para mim! ”

– “Porque eu gosto do atendimento! ”

– “Porque gosto da qualidade dos produtos! ”

Provavelmente você já deve ter ouvido algumas destas respostas de algum cliente, certo?! E são exatamente estas respostas que auxiliam a entender os motivos principais que fazem com que seus consumidores comprem e também, como consequência, determinam quais estratégias devem ser adotadas para impactar outros potenciais clientes com necessidades, desejos ou características parecidas com estas.

Por que definir o seu público-alvo?

As empresas que não conhecem seu público-alvo acabam atirando para todos os lados e nestas ações pode acabar não atingindo alvo nenhum. Sendo assim, é muito importante identificar e entender quem são os seus atuais consumidores e por que compram da sua empresa.

Ao entender estas informações muitos processos dentro da empresa serão planejados e focados para atingir um número maior de consumidores que se encaixam exatamente neste público-alvo como, por exemplo:

Comunicação (Marketing)

Todas as propagandas realizadas, o preço praticado, a localização ou forma de se abordar serão focadas estrategicamente nas necessidades ou desejos deste grupo de pessoas.

Neste ponto as redes sociais podem ser um bom exemplo, se o seu público-alvo é jovem, provavelmente ele utiliza uma determinada rede social, já se ele gosta de viajar ele utiliza outra, se ele gosta de música ele acessa um outro tipo de rede.

Portanto, se faz necessário segmentar este público antes de divulgar através de qualquer rede social. Será necessário saber se os seus potenciais e atuais consumidores utilizam estas mídias para que eles possam ver seu material de divulgação e serem impactados.

Isto também funciona com outros tipos de meios de comunicação. Quais são os meios que o seu público-alvo mais utiliza, TV, rádio, internet, jornal etc?

Reposição de produtos

Ao repor estoque com novos produtos, este público também deverá ser levado em consideração.

Será que as características (preço, qualidade etc.) se encaixarão com o perfil de seu público fazendo com que eles consumam? Desta forma, diminuirá a possibilidade do seu estoque ficar parado.

Estratégias comerciais

Estratégia de comercialização ou formas de pagamento, por exemplo, também poderão ser voltadas e adequadas a este público-alvo, levando em consideração suas necessidades ou dificuldades.

Como definir o público-alvo da sua empresa?

Falamos bastante da necessidade de se entender este grupo de pessoas e de que é necessário focar as estratégias do seu negócio neles, mas a principal dificuldade de vários empreendedores e uma dúvida que pode estar surgindo para você neste momento é, como ou o que fazer para definir o público-alvo da sua empresa?

Para te ajudar com está dúvida, nós separamos 4 dicas para que você consiga entender, segmentar e definir o público-alvo do seu negócio.

1. Cadastro de clientes

O cadastro de clientes é uma ferramenta muito útil para que você possa entender melhor sobre as pessoas que compram em sua loja. Este cadastro possui dados muito relevantes que podem auxiliar no entendimento e definição do seu público-alvo como, por exemplo: idade, sexo, endereço ou tipo de produtos que compram.

Em alguns casos você pode encontrar certa dificuldade para conseguir estes dados do seu cliente, sendo assim você também pode encontrar algumas outras dicas de como fazer um cadastro de clientes muito efetivo neste outro post aqui.

2. Faça pesquisas

Se você não possui um cadastro de clientes ou os dados que ele possui não são suficientes para a sua definição, você também pode realizar pesquisas com os seus consumidores. Separe algumas perguntas que sejam importantes para o seu negócio.

Alguns tópicos essenciais que não podem faltar nesta pesquisa:

• Faixa etária;
• Endereço;
• Interesses;
• Hobbies;
• Motivos para comprarem.

Não é necessário realizar esta pesquisa com todos os clientes, escolha um número expressivo de clientes que possam se encaixar como o público-alvo da sua empresa.

Ao organizar as informações colhidas você encontrará 1 ou mais grupos de pessoas específico com características parecidas entre eles.
 
3. Comunique-se através destas características

Agora que já identificou as características utilize-as em seus canais de divulgação para atrair ainda mais clientes com perfis e necessidades parecidas.

Estas informações auxiliarão na criação de estratégias de marketing mais diretas e atrativas para o público ao qual ele se destina.

Neste caso podemos usar um exemplo simples: se a maioria dos clientes que você pesquisou respondeu que gostam do atendimento, invista em propagandas e frases de impacto que abordam este tema.
 
4. Dialogue com seus consumidores

Procure também dialogar com o seu cliente indiretamente, isto pode auxiliar na identificação de pontos que possam contribuir ainda mais no entendimento de seu público.

Esta interação com seus consumidores permitirá entender as necessidades ou desejos do seu público-alvo.
 
Identificar o público-alvo auxilia e muito na compreensão dos motivos que levam as pessoas a comprarem da sua empresa, e quais os reais benefícios que o seu negócio ou produtos entregam para estes consumidores.

Estas informações muito bem organizadas e utilizadas de forma correta, auxiliarão em suas estratégias comercias e de marketing, impactando um número maior de possíveis compradores e em consequência trazendo mais clientes para sua empresa.
 
 
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