Quando falamos em definir o público-alvo outra dúvida irá surgir: como conseguir entender ou ter estas informações dos seus clientes? Para isto existe uma excelente, porém muito simples ferramenta, o cadastro de clientes.
2ª Antes de divulgar, consulte seu cadastro de clientes
Ocadastro de clientesé uma ferramenta essencial para entender quem são os clientes e por que eles compram ou compraram.
Nestes tipos de cadastros existem dados e informações muito importantes que podem auxiliar no entendimento ou na criação de campanhas de marketing específicas para determinados tipos de clientes.
Dados como, por exemplo, idade, data de nascimento, telefone, e-mail, endereço, produtos que compraram, quando compraram ou formas de pagamentos utilizadas podem gerar informações muito ricas para que você possa compreender quais vantagens e benefícios sua empresa entrega para que estas pessoas consumam.
Ao entender estes fatores você pode explorá-los em sua divulgação para atingir novos clientes que se identificam como o seu público alvo, além de serem impactados de forma direta por suas ofertas (divulgações).
Por isto, é muito importante fazer o cadastro de clientes sempre que alguém efetuar uma compra.
Sabemos que não é fácil cadastrar todo mundo (pois nem todos querem efetuar o cadastro), desta forma também publicamos um outro post que apresenta dicas e ideias para que você consiga gerar um cadastro de clientes efetivo e gerar resultados.
Além disto, este cadastro de clientes poderá ajudar na criação de materiais de divulgação mais estratégicos para que os seus atuais clientes continuem comprando da sua loja, afinal o seu negócio poderá (dependo da situação) ter melhores resultados com os seus atuais consumidores comprando mais produtos ou com mais frequência, do que trazer cada vez mais novos clientes.
3ª Anunciar também para seus clientes atuais (relacionamento)
Vamos pensar que os clientes que você já tem são mais importantes do que os clientes que você ainda não tem, por isso devemos mantê-los sempre por perto.
Agora que nós já entendemos por que nossos clientes compram e eles já estão cadastrados, vamos nos relacionar. Não podemos esquecer deles.
Porém, para atingir estes consumidores nós divulgaremos produtos ou ações que irão impactá-los.
Quando se possuí um cadastro de clientes efetivo é possível entender o que e como estes clientes compraram. É tendo como base este tipo de histórico que seus anúncios podem ser focados, fazendo com que os consumidores se motivem a continuar comprando determinados itens ou produtos diferentes da sua empresa, mas que atendam às suas necessidades.
Portanto, utilize os telefones, e-mails e até endereços (para enviar cartas) para se relacionar melhor com seus clientes, divulgando seus produtos, as promoções da sua loja e a sua marca.
Obs: muita atenção com a frequência de divulgação para estes clientes, procure não ser insistente (inoportuno) nestas propagandas, pois isto poderá causar efeitos contrários e infelizmente você pode perder alguns clientes.
4ª Onde fazer esta divulgação?
Agora que nós já definimos o público-alvo e também consultamos o nosso cadastro de clientes para criar estratégias de divulgação que impactem os potenciais clientes que nós queremos, chegou a hora de escolher o canal de divulgação que utilizaremos para divulgar nossos anúncios.
Antes de definir este canal, é importante responder as seguintes perguntas:
• Onde o seu potencial cliente está?
•Quando ou onde ele consegue parar para ouvir ou ler algo que desperte sua atenção?
As seguintes perguntas são necessárias para escolher o melhor canal de comunicação visando atingir seus futuros consumidores. Será que ele ouve música, se sim, no rádio ou em um aplicativo? Será que gosta de ler, se sim, prefere ler uma revista, um jornal ou um post na internet?
Entender estas perguntas se faz necessário para que você escolha o canal de comunicação correto para sua empresa e principalmente para atingir o seu público alvo.
Do que adianta divulgar na tv, no rádio, no jornal ou também na internet, se o seu público-alvo não irá visualizar esta divulgação?
Então, é exatamente nestes lugares (onde seus potenciais clientes estão) onde sua marca também deve estar.
Não podemos deixar de falar sobre anunciar nas redes sociais.
Esta definição também vale para as mídias sociais, vale repensar se o perfil de consumidores que você procura, está na rede social que seu negócio utiliza.
Existem diversos tipos de mídias sociais como, por exemplo o Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube e Pinterest, que atraem públicos totalmente diferentes.
Sendo assim, seus anúncios devem estar adequados (além do seu potencial público-alvo) também a linguagem e interação que estas redes sociais exigem.
Como um exemplo bem simples: não dá para postar apenas uma única imagem no Youtube, uma rede social focada apenas em vídeos. Quem acessa esta rede social, busca por vídeos, por movimentações.
As redes sociais estão cada vez mais concorridas para quem deseja anunciar um negócio próprio, por isto seus anúncios devem se destacar interagindo sempre através do engajamento e atraindo os visitantes que estão visualizando suas informações, para conhecer melhor seus produtos e marca.
5ª Acompanhe de perto os resultados da divulgação
E como saber se uma divulgação está dando certo ou não?
Claro, se as vendas aumentarem é sinal que os resultados estão sendo alcançados e as divulgações estão dando certo, mas e se as vendas permanecerem baixas e o faturamento da empresa se manter o mesmo?
Então, chegou a hora de corrigir possíveis erros que possam estar acontecendo com suas campanhas de marketing. Para isto é necessário acompanha-las desde o início.
Se você entrega um panfleto, divulga seus produtos e sua marca em uma rádio ou seus anúncios são vinculados através da internet, por exemplo, será necessário medir o quanto de retorno estes investimentos estão trazendo para o seu negócio.
Se você divulga uma promoção através de uma rádio e alguns potenciais clientes começaram a aparecer em sua loja (exemplo), é imprescindível saber se estes clientes vieram por causa deste mesmo anúncio.
Ou em outro exemplo, se você enviou um e-mail ou divulgou algo nas redes sociais, neste caso também será necessário medir quantos clientes entraram em contato ou vieram até sua loja por meio destas propagandas.
Mas como fazer para conseguir esta informação?
Quando falamos de ações de marketing digital (internet) fica mais fácil, pois existem muitas ferramentas que fornecem dados de quantas pessoas visualizaram, clicaram ou realizaram determinada ação no seu anúncio, por exemplo.
Entretanto, quando são feitas outras ações (rádio, jornal, panfleto) uma simples pergunta (quando o potencial cliente entrar ou efetuar uma compra na sua loja) poderá ajudar: como você conheceu a loja/produto ou como ficou sabendo de determinado anúncio?
A resposta para esta simples pergunta irá ajudar a identificar quais ações estão tendo resultados e quais não, mas é necessário tornar esta simples pergunta um processo, uma rotina obrigatória dentro da empresa.
Medir de perto os resultados alcançados (ou não) por suas propagandas te ajudará e muito a identificar possíveis erros, facilitar na hora de ajustar suas campanhas além de auxiliar na escolha do canal de comunicação mais efetivo para o seu negócio.
Não deixe de fazer o acompanhamento da evolução das suas vendas, do ticket médio do seu negócio e também da taxa de conversão, estes são indicadores que mostrarão o quanto seus anúncios estão sendo efetivos.