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Análise de Mercado, é a chave para você começar o seu próprio negócio!

Análise de Mercado, é a chave para você começar o seu próprio negócio!

ACSN • mai. 19, 2017

Uma Análise de Mercado traz informações muito valiosas para quem deseja abrir um negócio próprio. Aprenda como aplicá-la e tirar de uma vez por todas a sua ideia do papel.


Abrir um negócio próprio pode gerar incerteza em qualquer empreendedor, isto se deve a inúmeros motivos: inexperiência, falta de conhecimento do mercado, concorrência acirrada ou falta de capital suficiente para investimento.

Estes fatores atrapalham demais e muitas vezes até impedem que um empreendedor atinja o seu primeiro objetivo, que é conseguir de fato abrir seu próprio negócio.


Entretanto, se fosse apenas desta forma, muitas empresas não existiriam, aliás não teriam nem saído do papel. E para isto existem diversas ferramentas que podem auxiliar um empreendedor a superar estas incertezas e obstáculos, e entre as principais está a Análise de Mercado.

Esta análise tem uma importante participação no início de um empreendimento, pois ela pode trazer importantíssimas informações sobre o mercado alvo pretendido.

Neste post você entenderá a importância da Análise de Mercado para quem planeja se tornar um empreendedor e também como aplicá-la para ter um negócio rentável e lucrativo.

O que é uma Análise de Mercado?

De uma forma simples e clara uma Análise de Mercado consiste na coleta de dados e informações sobre um determinado mercado em que se planeja investir. Neste caso, esta análise traz informações e gera conhecimentos mais detalhados sobre clientes, concorrentes, fornecedores, legislações e também a real necessidade de investimento neste segmento.

A ideia central deste tipo de análise e coletar dados que auxiliarão na compreensão de como funciona este mercado em que você deseja investir. Para isto, muitas vezes é necessário entrevistar um grupo de pessoas que se encaixam como o seu público-alvo desejado, procurar dados estatísticos em órgãos especializados, conhecer profissionais do meio e até mesmo visitar seus futuros concorrentes.

Através destas tarefas é possível coletar e absorver o máximo de informações estratégicas possíveis que alimentarão e servirão como base para a tomada de suas futuras decisões.

Estes dados e informações auxiliarão o empreendedor a conhecer e entender como de fato este mercado funciona, quais ações e estratégias ele deverá tomar ou quais diferenciais ele deve estabelecer em seu futuro negócio para que se destaque, se estabeleça e se desenvolva neste mercado.

Quanto mais informações tiver melhor será o desempenho do seu futuro negócio.

Porque você deve fazer esta análise?

Ficou claro que conhecer melhor o mercado é o principal benefício que uma Análise de Mercado pode trazer para o seu futuro negócio, correto?! Mas você deve estar se perguntando: como assim conhecer melhor o mercado?

É simples, esses dados coletados podem gerar informações valiosas, o que possivelmente agregará muito valor ao seu empreendimento. Dentre as informações principais que uma Análise de Mercado pode trazer, nós podemos citar:

Ajustes e alterações em seu planejamento

A análise permitirá a fácil identificação de pontos falhos ou ainda não descobertos em sua ideia de negócio. Através das informações coletadas é possível identificar etapas a serem aprimoradas neste planejamento.

Conhecer melhor seu público-alvo

Também será possível entender que não é todo tipo de pessoa ou empresa que consumirá seu produto ou serviço. Seu negócio impactará perfis específicos de consumidores e a análise mostrará quem são estas pessoas, quais são seus hábitos, suas preferências, porque elas compram etc.

Sendo assim, é possível criar estratégias para atingir exatamente estes potenciais consumidores e despertar o desejo de compra neles.

Uma visão mais ampla

Estes dados farão com que um empreendedor tenha uma visão ampliada ou até sem limites de onde este empreendimento poderá chegar, encontrando assim novos perfis de clientes, novas formas de oferecer ou “entregar” seu produto/serviço entre outras tantas novas e diferentes informações.

Poder de barganha

Ter estas informações em mãos ajudará, e muito, a escolher e principalmente negociar valores com seus fornecedores quando for realizar compras ou fechar negociações. Com isto, será possível reduzir custos e aumentar sua margem de lucratividade.

Fraquezas dos concorrentes

Ao conhecer seus concorrentes, pontos fortes serão facilmente identificados (os quais você deve se espelhar) mas os pontos fracos também aparecerão, sendo assim, se faz necessário criar estratégias para se diferenciar e ganhar mercado através destas mesmas fraquezas.

Como fazer uma Análise de Mercado?

Existem inúmeras maneiras de se realizar uma análise como esta, algumas são muito detalhadas, principalmente quando são realizadas por empresas que já estão estabelecidas ou desejam lançar um novo produto em um determinado mercado. Já para um potencial empreendedor esta análise poderá ser um pouco mais específica, mas que também trará informações valiosas.

Antes de sair por aí questionando todo mundo sobre seu mercado ou sua ideia, é necessário planejar as etapas que serão realizadas durante esta análise, para que os resultados obtidos com ela sejam os melhores possíveis e gerem informações úteis para o seu futuro negócio.

Alguns pontos não podem faltar em sua estratégia de análise de mercado:

1 – Objetivo principal da análise

O primeiro passo é definir qual é a real razão para realizar esta análise. Este passo pode parecer simples, mas auxilia muito a formular as perguntas que deverão ser feitas.

Defina qual será seu objetivo principal: Saber como este mercado funciona? Quem são seus principais concorrentes? Quem serão os seus clientes? Quais são as regras deste mercado? Ou quanto de investimento será necessário para iniciar este projeto?

2- Definir onde encontrar estas respostas

Agora que você já sabe quais são as perguntas que realmente devem ser feitas, será muito importante definir como conseguir as respostas para elas. Para isto, defina quais serão os públicos-alvo analisados. Dentre os principais estão:


Potenciais clientes: 

Pessoas ou empresas que se encaixam no perfil de potenciais clientes que uma empresa busca atingir:

• Quem são eles?

• Quais são seus hábitos?

• Onde estão localizados?

• Qual preço pagam atualmente neste mesmo serviço/ produto?

• Qual o nível de exigência deles?


Concorrentes

Empresas que atendem as necessidades do seu público alvo e disputarão mercado com a sua empresa futuramente:

• Quem são eles?

• Como eles trabalham?

• Quais são os seus diferenciais?

• Que preço eles praticam?

• Quais seus pontos fortes e fracos?

• Quais os seus respectivos faturamentos?

 

Fornecedores

São pessoas ou empresas parceiras que fornecerão os recursos necessários para comercializar ou prestar os serviços:

• Quem são eles e onde estão localizados?

• Quais preços e condições de pagamento eles praticam?

• Existem regras para se comprar?

• Quais materiais ou serviços eles oferecem?

• Será necessário mais de um fornecedor?

• Para quem eles vendem?

 

Órgãos reguladores

Prefeituras, Secretarias Estaduais ou demais órgãos públicos que irão regular o funcionamento da sua empresa:

• Quais órgãos regulam este mercado?

• Quais documentos e ações devem ser atendidas para se adequar?

• Quais licenças e obrigações fiscais são exigidas?

• Precisarei de um contador?

 

Associações 

Este grupo de pessoas ou empresas poderá contribuir muito na troca de experiências ou na oferta de serviços. Ao se aproximar destas entidades é possível absorver diversas informações do mercado que se deseja atuar.

 

3 – Defina estratégias para conseguir estas informações

Obter estes dados e informações pode ser muito valioso para o seu futuro negócio, mas talvez não seja uma tarefa tão simples consegui-los, principalmente quando falamos dos concorrentes. Sendo assim, é importante criar algumas estratégias para obter estas informações:

Cliente oculto

Este tipo de estratégia pode ser um dos mais eficientes meios para se conseguir informações importantes de seus concorrentes, onde será possível identificar, de uma forma mais clara, os pontos fracos deste concorrente e que poderão se tornar o seu diferencial. Neste tipo de estratégia é possível analisar, como exemplo: o atendimento, o mix de produtos, os serviços oferecidos e até preços e formas de pagamento.

Deixar seu cliente experimentar (degustar)

Se você pretende comercializar ou prestar um tipo de serviço, peça para seus potenciais clientes experimentá-lo. Neste caso, é possível testar as reações e receber críticas e opiniões (de seus potenciais clientes) do que poderá ser aprimorado ou corrigido.

No caso da prestação de serviços, por exemplo, muitas empresas hoje em dia estão oferecendo um período de utilização grátis ou a primeira utilização do serviço também de forma gratuita.

Observe, anote e inove

Nada melhor do que a opinião ou participação dos futuros concorrentes e dos potenciais clientes para obter estas informações, mas também nesta hora vale muito a percepção do empreendedor. É muito importante que a pessoa que deseja empreender em um determinado mercado saiba identificar pontos principais que poderão ser mudados ou utilizados a seu favor em todo este processo.

Sendo assim, é muito importante registrar tudo o que foi identificado ou aprendido durante esta análise, pois estes registros contribuirão e muito para que ideias inovadora surjam ao longo deste caminho.

Pesquisas na internet

E claro não podemos esquecer da internet, uma ferramenta poderosa que pode auxiliar na busca por dados secundários estatísticos também muito importantes neste processo de análise.

Órgãos governamentais, Entidades de classe, equipes de jornais e Institutos de pesquisa sempre disponibilizam dados em seus respectivos websites, o acesso a estes dados poderá contribuir e complementar e muito a sua Análise de Mercado e principalmente seu planejamento de se tornar um empreendedor.

Uma análise de mercado poderá ser fundamental para o sucesso do seu futuro negócio, contribuindo com importantes fases deste empreendimento. Mas isto só acontecerá se estes dados forem utilizados de forma estratégica e correta. Não basta apenas ir a campo pesquisar, falar com concorrentes, fornecedores ou clientes, se estas informações não forem utilizadas a seu favor.

As informações contidas nesta análise poderão trazer grandes resultados apenas a longo prazo, porém serão essenciais para que sua empresa consiga sobreviver e se desenvolver no curto e médio prazo.

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