Descubra como um procedimento tão simples (como realizar um backup) pode evitar sérios problemas para sua empresa!
Hoje em dia vivemos em um mundo onde dependemos muito da tecnologia em nosso dia – a – dia. Seja na escola, no trabalho e até em casa. Nós utilizamos computadores, notebooks e smartphones e principalmente a internet para realizar várias ações em nossa rotina. Desde ações simples como navegar na rede e trocar arquivos, processos mais complexos como armazenamento de dados (nossos e de nossos clientes) ou emissão de documentos fiscais obrigatórios.
Muitas destas informações são importantes para nossas vidas e principalmente para o funcionamento de uma empresa. Agora, imagine se por algum motivo você perdesse estes dados e informações, e não fosse possível recuperá-los de jeito nenhum? Com certeza a vida se tornaria um caos e a sua empresa poderia até parar, tendo em vista que ela depende destes dados para realizar inúmeras tarefas em sua rotina, é melhor nem pensar nisto.
Este cenário pode deixar qualquer empresário assustado e logo uma dúvida surge: Como evitar que isto aconteça em meu negócio?
Para ficar livre desta possibilidade e manter o armazenamento destes dados em segurança é muito importante que periodicamente seja realizado o backup destes dados e informações.
Mas primeiro, o que é backup?
Backups são processos manuais ou automáticos de segurança que tem por objetivo prevenir que arquivos sejam excluídos ou perdidos de forma acidental decorrente de diversos problemas. Para garantir essa segurança, esta ação cria e salva cópias dos dados, garantindo assim a integridade do banco de dados, de arquivos, configurações e dados de usuários existentes em um equipamento ou rede.
Geralmente estas falhas podem ocorrer devido a diversos fatores, tais como: problemas técnicos com o seu equipamento, arquivos danificados, vírus e fatores externos como (roubos de equipamentos, incêndios etc). Neste caso dos fatores externos, até mesmo o backup pode ser perdido nesta situação, para isto é recomendado que a cópia de segurança (backup), seja armazenada em um outro equipamento ou um tipo diferente de mídia.
Alguns exemplos de mídias:
CDs e DVDs
Estas são as mídias mais simples, rápidas e baratas para se fazer um backup, é possível utilizar programas do próprio computador (onde os dados estão) para salvar estes arquivos. Entretanto, dependendo do tamanho do backup pode ser necessário utilizar diversos CDs ou DVDs, o que exigirá uma precisa organização para não haver confusão quando precisar utilizá-los.
Pen Drive ou HDs Externos
Estes também são outros tipos de dispositivos simples e rápidos (mas nem sempre tão baratos), que podem ser utilizados para armazenar o backup da sua empresa. Sua utilização é muito simples, basta conectá-los as entradas USB do seu computador e em seguida copiar e colar estes mesmos arquivos em seu pen drive ou hd externo. Além disto, se torna muito conveniente carregar este tipo de mídia para os lugares onde for necessário, sendo que será necessário um único dispositivo apenas, dependendo do tamanho necessário para armazenamento.