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5 Principais motivos para o abandono do carrinho online

5 Principais motivos para o abandono do carrinho online

Ricardo Marques • jul. 08, 2022

Os consumidores chegam até sua loja online, pesquisam, navegam pelas categorias, colocam os produtos no carrinho, simulam o valor do frete, e então abandonam o carrinho e saem do site. Se você quer saber por que isso acontece, veja neste artigo os 5 principais motivos pelos quais os clientes abandonam os carrinhos e não concluem as compras.

Você monta uma loja online bem legal. Investe em uma agência especializada para criar um banner moderno para a página inicial. Faz as fotos dos produtos com um smartphone que tenha uma excelente câmera, usando a iluminação adequada. Pesquisa bastante os concorrentes e consegue com muito empenho oferecer os produtos na loja online com preços bem atraentes.

Muitos consumidores começam a entrar na sua loja online. Navegam pelas categorias, colocam os produtos no carrinho, simulam o valor do frete e então abandonam o carrinho e saem do site, sem concluírem a compra. O problema deve estar no valor do frete, você pensa. Pode até ser que seja isso, mas existem outros motivos que podem estar atrapalhando a tal desejada conversão do carrinho em venda. Pesquisas apontam que no Brasil, a taxa de abandono do carrinho nas vendas online gira em torno de 71%.

Vejamos, os 5 principais motivos pelos quais os consumidores abandonam o carrinho online antes de concluírem as compras.


1)   Valor alto do frete.

Quando não há um valor exato de frete, e é preciso que o consumidor coloque o CEP de entrega para saber o valor do frete, existe uma grande chance de que a compra não seja efetivada, pois o consumidor muitas vezes ainda está na fase de pesquisa de preço, e para saber o valor total da compra, ele é obrigado a colocar os itens no carrinho, e simular o valor do frete. Essa situação pode inclusive deturpar os números de abandono de carrinho, pois será considerado como abandono, mas na verdade se trata de um caso em que era apenas uma consulta de preço. Uma estratégia que funciona bem é incluir o valor do frete já no preço da mercadoria e oferecer como frete grátis. Para isso é necessário definir bem o raio total de entrega da loja e negociar com empresas de logística para conseguir o melhor preço. O consumidor ao ver que o frete é grátis fica feliz com o “bônus” e não precisa usar o carrinho para simular o preço final do produto.


2)   Prazo de entrega muito grande.

O segundo principal motivo pelo qual os consumidores abandonam o carrinho também está ligado a entrega, porém, aqui o problema é a demora em entregar os produtos que o consumidor comprou. Ninguém quer esperar muito para receber os itens comprados, mesmo que tenha demorado para definir a compra. O segredo para resolver esse caso mais uma vez é fazer bons acordos com as empresas de logística e acima de tudo, definir bem o raio de entrega da loja online. Nós, da ACSN, sempre dizemos que se a loja ainda não tem poder de logística, é mais interessante iniciar a operação de entrega apenas para regiões mais próximas. Isso evita que consumidores abandonem o carrinho quando virem que o tempo de entrega será muito alto e se frustrem com a loja.


3)   Poucas opções para formas de pagamento.

Cada consumidor tem sua forma de pagamento preferida, sendo assim, quanto mais opções de pagamento a loja conseguir oferecer, maior é a chance de que o consumidor não abandone o carrinho e conclua a compra. É preciso sair do básico, que é o cartão de crédito, pois muitos consumidores não possuem cartão de crédito. Ofereça opções de pagamento que inclua cartão de débito, pix, Mercado Pago etc. Não esqueça que muitas pessoas não têm conta em banco, e a opção boleto pode ser um grande aliado das vendas nesses casos.


4)   Problemas técnicos.

Se a loja online demora muito para carregar a página de finalização da compra, existe grande chance de o consumidor desistir. Aliás, isso é um problema que pode fazer com que o consumidor saia da loja online antes mesmo de chegar ao carrinho, pois se ele encontrar dificuldade para navegar pelos produtos, fatalmente irá procurar os itens em outra loja. A solução nesse caso é escolher uma ferramenta eficiente como o “Venda Online”, da ACSN, que utiliza a plataforma Microsoft Azure.


5)   Falta de confiança na loja.

Cada dia mais vemos notícias sobre golpes na internet. Desde sites mal-intencionados usados para coletar os dados dos cartões dos consumidores, até a clonagem de redes sociais, como Instagram. Diante deste cenário é compreensível que o consumidor tenha receio de inserir seus dados pessoais e bancários para efetivar uma compra em um site que não conheça. Por isso, se sua loja online ainda não é muito conhecida do público em geral, invista em colocar os depoimentos de quem já comprou na loja e aprovou a experiência. Se sua loja online for um canal de vendas da sua loja física, é legal a princípio, você incentivar os consumidores que já são clientes da loja física, a comprarem na loja online, pois eles já confiam na marca. E assim sua loja online vai construindo uma boa reputação.


Agora que você já conhece os 5 principais motivos de abandono do carrinho nas vendas online e como resolver todos eles, é hora de fazer os ajustes necessários e vender muito mais.


 Boas vendas.


Ricardo Marques

Evolução do Varejo

Representante oficial ACSN


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