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O que é Markup e como contribui no cálculo do seu preço de venda

O que é Markup e como contribui no cálculo do seu preço de venda

ACSN • jan. 25, 2017

Como saber se o preço de venda praticado nos produtos da sua loja está correto?


Mas como assim, correto? Podemos dizer que um preço de venda, praticado por qualquer empresa, é aquele que cobre os custos (de aquisição ou produção) da empresa, que paga todos os encargos e ainda traz lucros para o negócio.

Através destas respostas entendemos como o simples fato de praticar o preço de venda, de forma correta, pode trazer benefícios para um negócio.


Existem diversas maneiras de se calcular o preço de venda de produtos ou serviços, isto depende muito do segmento de atuação de uma empresa e os custos e despesas específicos que incidem sobre suas operações.


Organizar e calcular cada custo, comissões e impostos pode não ser uma tarefa muito simples, desta forma muitos empresários praticam seus preços baseando-se apenas nos preços praticados pelos concorrentes ou multiplicando os custos diretos em 3 vezes, acreditando ser o suficiente para aplicar um preço competitivo e que mantenha o negócio.


Porém, infelizmente, estas práticas podem prejudicar as finanças da empresa de duas formas: a primeira delas é o fato de não se cobrir todos os custos da empresa e consequentemente não trazendo lucro.


Na contramão desta situação, também existe a possibilidade de o preço praticado estar fora da realidade do mercado, ou seja, o preço fica muito elevado diante ao valor agregado do produto ou serviço oferecido aos clientes.


Desta forma, como aplicar o preço de venda correto em seu negócio de uma maneira simples?


A resposta para esta pergunta é chamada de markup.


Mas afinal, o que é um markup ?


O markup funciona como um índice multiplicador que deverá ser aplicado sobre os custos de um determinado serviço ou produto para se encontrar o preço de venda adequado, responsável por cobrir todos os custos e ainda gerando uma margem de lucro. Esta forma de precificação é muito praticada e utiliza os custos presentes em um produto ou serviço como base de cálculo.


Atenção!

Custos e despesas não são as mesmas coisas, se pensado desta forma, pode prejudicar a sua gestão de preço.



De um modo simples, o markup consiste na soma de uma margem de valor ao custo unitário de um produto ou serviço, esta soma inclui os percentuais de outras despesas (tanto fixas quando variáveis) ao cálculo que tem por objetivo alcançar o preço de venda ideal a ser aplicado.
 
Por que devo calcular o markup?
Já sabemos como o markup pode contribuir, de uma maneira simples, para que você cubra seus custos e gere lucros através do preço de venda praticado nos produtos ou serviços que você comercializa, porém, este indicador também poderá trazer outras vantagens para seu negócio e sua administração.
 
Definição do percentual de descontos
O markup é parceiro das finanças de uma empresa, através dele é possível determinar o percentual máximo de desconto que a equipe de vendas pode oferecer, sem prejudicar a rentabilidade de um produto ou serviços para com a empresa e sem perder vendas.

Torna seu preço competitivo
Uma vez que o markup tem a finalidade de auxiliar na aplicação do preço de venda, tendo em vista o correto cálculo dos custos, despesas e a margem de lucro, será necessário rever o preço de venda praticado, afinal o preço de venda deve estar de acordo para a sobrevivência do negócio (onde não se deve vender um produto ou serviço que não cubra os custos de uma empresa) e também ser justo e atrativo para o consumidor.

Então, como calcular o markup ?
Agora que já falamos sobre a importância do markup na definição do preço de venda, a seguir iremos apresentar uma fórmula simples  que empresa enquadradas no SIMPLES NACIONAL poderão utilizar para calcular este indiciador.
Vale lembrar que, para se calcular o markup é necessário antes organizar e encontrar os percentuais dos custos e as despesas fixas e variáveis do seu negócio, estes dados são responsáveis por gerar este indicador.

Já sabemos que o preço de venda adequado é aquele que cobre custos, impostos, despesas além de gerar uma margem de lucro na venda, desta forma deve se obedecer a seguinte estrutura:

(+) Custo
(+) Imposto
(+) Despesas (fixas e variáveis)
(+) Margem de Lucro
(=) Preço de venda.

Obs: É muito importante compreender que a margem de lucro é o percentual de lucratividade desejada a ser aplicada sobre o preço unitário, é possível adotar uma margem de lucro padrão para todos os produtos ou serviços ou uma margem adequada para cada produto ou serviço de acordo com a estratégia de vendas e rotatividade de produtos. Esta margem de lucro não deve ser confundida com o pro-labore do empresário, esta “retirada”  deve ser contabilizada como uma despesa fixa. 

No exemplo abaixo, a empresa compra um determinado produto pelo valor de R$100,00 e de acordo com o seu enquadramento tributário é recolhido cerca de 10% impostos sobre o faturamento mensalmente.

Continuando o exemplo, conforme os controles financeiros desta empresa, as despesas fixas giram em torno de 6% e as comissões pagas representam 2% sobre as vendas.
Agora que já se identificou os custos e despesas, será necessário determinar a margem de lucro desejada sobre o produto, que neste exemplo, será aplicado um percentual de 15%.
 
Portanto, nós temos:
Custo: R$100 ,00
Impostos: 10%
Despesas fixas: 6%
Comissões: 2%
Margem de lucro: 15%
 
Sendo assim, faremos o seguinte cálculo:
Markup = 100 ÷ {100% – [(10%+ 2%)+6%+15%]}
Markup = 100 ÷ {100 – [(12) + 6 +15]}
Markup = 100 ÷ {100 – 33}
Markup = 100 ÷ 67
Markup = 1,4925
Preço de venda = 100 x 1,49 = R$ 149,25

No exemplo desta empresa a preço de venda ideal para o produto a ser aplicado é de R$149,25.

Sabemos que existem algumas formas diferentes de se calcular o markup, esta é mais uma delas. Dentre as outras fórmulas de cálculo, esta é uma das mais simples, e pode contribuir muito na definição do seu preço de venda.

Esperamos que as informações contidas neste post, auxiliem em sua gestão de preço e consequentemente na administração das finanças do seu negócio.

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O ConnectStore também pode auxiliar no cálculo do seu markup!


ConnectStore, sistema desenvolvido pela ACSN, disponibiliza um relatório de Markup de Venda que visa calcular qual o valor da margem real de venda dos seus produtos em determinado período. O ConnectStore considera como margem o percentual entre o preço de compra mais o percentual de IPI em relação ao preço de venda.


Através do cadastro de produtos você pode verificar a margem de determinado produto apenas visualizando os seus dados.

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