Como saber se o preço de venda praticado nos produtos da sua loja está correto?
Mas como assim, correto? Podemos dizer que um preço de venda, praticado por qualquer empresa, é aquele que cobre os custos (de aquisição ou produção) da empresa, que paga todos os encargos e ainda traz lucros para o negócio.
Através destas respostas entendemos como o simples fato de praticar o preço de venda, de forma correta, pode trazer benefícios para um negócio.
Existem diversas maneiras de se calcular o preço de venda de produtos ou serviços, isto depende muito do segmento de atuação de uma empresa e os custos e despesas específicos que incidem sobre suas operações.
Organizar e calcular cada custo, comissões e impostos pode não ser uma tarefa muito simples, desta forma muitos empresários praticam seus preços baseando-se apenas nos preços praticados pelos concorrentes ou multiplicando os custos diretos em 3 vezes, acreditando ser o suficiente para aplicar um preço competitivo e que mantenha o negócio.
Porém, infelizmente, estas práticas podem prejudicar as finanças da empresa de duas formas: a primeira delas é o fato de não se cobrir todos os custos da empresa e consequentemente não trazendo lucro.
Na contramão desta situação, também existe a possibilidade de o preço praticado estar fora da realidade do mercado, ou seja, o preço fica muito elevado diante ao valor agregado do produto ou serviço oferecido aos clientes.
Desta forma, como aplicar o preço de venda correto em seu negócio de uma maneira simples?
A resposta para esta pergunta é chamada de markup.
Mas afinal, o que é um markup ?
O markup funciona como um índice multiplicador que deverá ser aplicado sobre os custos de um determinado serviço ou produto para se encontrar o preço de venda adequado, responsável por cobrir todos os custos e ainda gerando uma margem de lucro. Esta forma de precificação é muito praticada e utiliza os custos presentes em um produto ou serviço como base de cálculo.
Atenção!
Custos e despesas não são as mesmas coisas, se pensado desta forma, pode prejudicar a sua gestão de preço.
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O ConnectStore também pode auxiliar no cálculo do seu markup!
ConnectStore, sistema desenvolvido pela ACSN, disponibiliza um relatório de Markup de Venda que visa calcular qual o valor da margem real de venda dos seus produtos em determinado período. O ConnectStore considera como margem o percentual entre o preço de compra mais o percentual de IPI em relação ao preço de venda.
Através do cadastro de produtos você pode verificar a margem de determinado produto apenas visualizando os seus dados.