Layout do blog

Conheça uma estratégia com venda online que funciona

Conheça uma estratégia com venda online que funciona

Ricardo Marques • jul. 04, 2022

Se você tem loja física, e está com dificuldade para iniciar uma operação de venda online, este artigo é para você. Veja o passo a passo de uma estratégia que tem ajudado muitos lojistas a obterem bons resultados nessa missão de usar o mundo online para alavancar suas vendas.

Se você tem loja física, e está com dificuldade para iniciar uma operação de venda online, este artigo é para você.

 

Embora a venda online já seja realidade há bastante tempo, a maior parte dos lojistas só buscou vender pela internet quando a pandemia obrigou o fechamento das lojas físicas.

 

Porém, muitos lojistas fracassaram em entrar no mundo das vendas online, e ainda fracassam.

 

Durante o momento da pandemia em que as lojas físicas estavam fechadas, a ACSN que sempre apoiou os lojistas, se aproximou ainda mais deles, oferecendo o sistema “Venda Online” e dando suporte para que conseguissem iniciar as operações de vendas na internet.

 

E foi essa proximidade que permitiu à ACSN compartilhar aqui a estratégia dos lojistas que tem conseguido bons resultados.

 

Tudo começa em o lojista entender que de início sua loja online não deve focar em vender para o “Brasil todo", pois logística é algo que ele ainda não tem, e demanda investimento de tempo e dinheiro para desenvolver.

 

É melhor usar a loja online como uma vitrine virtual para divulgar seus produtos para quem já é cliente da loja física. No entanto, por onde o lojista pode fazer essa divulgação?

 

A resposta é que a loja precisa estar onde o consumidor está. E o consumidor atual está no celular, principalmente no WhatsApp e nas redes sociais.

 

Ciro Neto, diretor de desenvolvimento e expansão da C&A em uma recente entrevista para a revista Exame, disse: "Daqui para frente, não existe a possibilidade de sermos apenas físicos ou digitais, e com certeza o WhatsApp tem colaborado para nosso DNA híbrido".

 

Segundo a Accenture, 99% dos brasileiros usam o WhatsApp, e 83% o utilizam como canal de compra. Sendo assim, a divulgação eficiente da vitrine virtual pode ser feita através do envio do link para o WhatsApp dos consumidores que já são clientes da loja. Dessa forma, ao invés do disparo de mensagens se tornar uma ação similar a SPAM, se torna na verdade uma ação de relacionamento entre consumidor e loja.

 

A divulgação da vitrine virtual também pode ser realizada através das redes sociais, como o Instagram, que é ótimo para mostrar fotos dos produtos e lançamentos da loja. O que pode inclusive, atrair consumidores para a loja física.

 

Quando os consumidores que tiveram contato com a loja pelo mundo online, vierem para a loja física, é o momento de a loja entregar uma experiência que estabeleça um relacionamento de confiança com o consumidor. E assim é mais provável que o consumidor compre na loja online futuramente. Aliás, uma das 8 principais razões de abandono de carrinho em vendas online é a falta de confiança do consumidor na loja.

 

Outro fato que ajuda na confiança, é que o cliente sabe que tem uma loja física perto se precisar de assistência ou realizar trocas.

 

E para manter o consumidor fidelizado e engajado, a loja pode oferecer cashback. Essa é uma ação que ajuda na criação de uma espiral de vendas, fazendo o consumidor retornar para novas compras.

 

Usar a venda online como apoio para as vendas na região da loja física aumenta as vendas, sem que o lojista precise se preocupar em ter logística de entrega para lugares mais distantes, ou brigar com concorrentes gigantes.



Ricardo Marques

Evolução do Varejo

Representante oficial ACSN


Artigos relacionados:

5 Principais motivos para o abandono do carrinho online

Automação Comercial na Experiência do Consumidor

Fidelize Clientes e Crie uma Espiral de Vendas


Receba informações e notícias gratuitamente

Todos os documentos fiscais em um único Software
Por ACSN 29 nov., 2023
Em um cenário empresarial cada vez mais digital e regulamentado, a gestão eficiente dos documentos fiscais é crucial para o sucesso e a legalidade das operações de qualquer loja. Nesse contexto, a utilização de um software integrado que concentre todos os documentos fiscais se torna uma estratégia fundamental. Esta abordagem não apenas simplifica os processos internos, mas também assegura conformidade legal, otimiza o tempo e contribui para uma gestão financeira mais eficaz.
Relatórios e Gestão da Loja
Por ACSN 26 set., 2023
Os relatórios são como um mapa detalhado que ilumina o caminho para o sucesso de sua loja. Eles não são apenas números, mas insights poderosos que revelam o desempenho real e apontam oportunidades de crescimento. Vamos explorar por que os relatórios são essenciais para a análise e monitoramento de sua loja.
Show More
Share by: