Se você tem loja física, e está com dificuldade para iniciar uma operação de venda online, este artigo é para você.
Embora a venda online já seja realidade há bastante tempo, a maior parte dos lojistas só buscou vender pela internet quando a pandemia obrigou o fechamento das lojas físicas.
Porém, muitos lojistas fracassaram em entrar no mundo das vendas online, e ainda fracassam.
Durante o momento da pandemia em que as lojas físicas estavam fechadas, a ACSN que sempre apoiou os lojistas, se aproximou ainda mais deles, oferecendo o sistema “Venda Online” e dando suporte para que conseguissem iniciar as operações de vendas na internet.
E foi essa proximidade que permitiu à ACSN compartilhar aqui a estratégia dos lojistas que tem conseguido bons resultados.
Tudo começa em o lojista entender que de início sua loja online não deve focar em vender para o “Brasil todo", pois logística é algo que ele ainda não tem, e demanda investimento de tempo e dinheiro para desenvolver.
É melhor usar a loja online como uma vitrine virtual para divulgar seus produtos para quem já é cliente da loja física. No entanto, por onde o lojista pode fazer essa divulgação?
A resposta é que a loja precisa estar onde o consumidor está. E o consumidor atual está no celular, principalmente no WhatsApp e nas redes sociais.
Ciro Neto, diretor de desenvolvimento e expansão da C&A em uma recente entrevista para a revista Exame, disse: "Daqui para frente, não existe a possibilidade de sermos apenas físicos ou digitais, e com certeza o WhatsApp tem colaborado para nosso DNA híbrido".
Segundo a Accenture, 99% dos brasileiros usam o WhatsApp, e 83% o utilizam como canal de compra. Sendo assim, a divulgação eficiente da vitrine virtual pode ser feita através do envio do link para o WhatsApp dos consumidores que já são clientes da loja. Dessa forma, ao invés do disparo de mensagens se tornar uma ação similar a SPAM, se torna na verdade uma ação de relacionamento entre consumidor e loja.
A divulgação da vitrine virtual também pode ser realizada através das redes sociais, como o Instagram, que é ótimo para mostrar fotos dos produtos e lançamentos da loja. O que pode inclusive, atrair consumidores para a loja física.
Quando os consumidores que tiveram contato com a loja pelo mundo online, vierem para a loja física, é o momento de a loja entregar uma experiência que estabeleça um relacionamento de confiança com o consumidor. E assim é mais provável que o consumidor compre na loja online futuramente. Aliás, uma das 8 principais razões de abandono de carrinho em vendas online é a falta de confiança do consumidor na loja.
Outro fato que ajuda na confiança, é que o cliente sabe que tem uma loja física perto se precisar de assistência ou realizar trocas.
E para manter o consumidor fidelizado e engajado, a loja pode oferecer cashback. Essa é uma ação que ajuda na criação de uma espiral de vendas, fazendo o consumidor retornar para novas compras.
Usar a venda online como apoio para as vendas na região da loja física aumenta as vendas, sem que o lojista precise se preocupar em ter logística de entrega para lugares mais distantes, ou brigar com concorrentes gigantes.
Ricardo Marques
Evolução do Varejo
Representante oficial ACSN
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