A estratégia do cashback consiste na loja oferecer ao consumidor um desconto em sua próxima compra. Por exemplo, se o consumidor fez uma compra no valor total de R$ 150,00, e a loja oferece um cashback de 10%, o consumidor terá um desconto de R$ 15,00 em sua próxima compra.
A cada compra que o consumidor fizer na loja, ele pode usar seu valor de cashback como desconto, e gerar um novo cashback, criando assim uma espiral de vendas para a loja.
Alguns lojistas pensam que oferecer cashback para seus clientes é inviável, pois as margens de lucro andam tão apertadas, que não tem como conceder mais um desconto. Essa é uma preocupação válida, mas contornável. Normalmente, as lojas oferecem descontos para os consumidores que pagam à vista. Sendo assim, o lojista pode trocar esse desconto pelo cashback.
Inclusive ao fazer isso, se o consumidor não retornar para uma próxima compra, o lojista economiza o desconto que teria dado na primeira compra. Porém, é melhor que o consumidor retorne e use seu cashback, dando continuidade na espiral de vendas.
Se você não sabe como implantar a estratégia do cashback em sua loja, você precisa conhecer o ConnectPass, desenvolvido pela ACSN.
O ConnectPass oferece aos lojistas as ferramentas necessárias para implantar e operar o cashback em suas lojas, respeitando as exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Além disso, com o ConnectPass, a loja consegue manter o cadastro de clientes atualizado em sua base.
E isso é muito importante para a loja, pois se a loja tem os dados de contato dos clientes, ela consegue manter um canal de comunicação com eles.
No próximo artigo, abordaremos uma estratégia que tem trazido muito resultado para os lojistas, que contempla o uso conjunto do cashback, cadastro de clientes, whatsapp, venda online e venda física.
Não perca.
Ricardo Marques
Evolução do Varejo
Representante oficial ACSN
Automação Comercial na Experiência do Consumidor