Layout do blog

Como tornar seu controle de estoque efetivo com a Automação Comercial

Como tornar seu controle de estoque efetivo com a Automação Comercial

ACSN • out. 25, 2017
Para qualquer estabelecimento varejista, o estoque é um dos setores principais, pois é onde está boa parte do investimento do negócio, além é claro, de ser o responsável por gerar faturamento para a loja.

Devido a sua importância, este setor requer um controle de estoque eficiente e muita atenção.

Gerir o estoque eficientemente está atrelado a vários processos e etapas diferentes, desde a entrada e saída de cada produto, até a reposição, inventário, níveis de segurança, precificação, valorização e giro de mercadorias.

Estes são procedimentos e informações primordiais para o correto funcionamento do estabelecimento, sem que haja falta de produtos ou o inverso que seria mercadorias paradas em excesso no estoque.

Mas por que é necessário realizar o controle de estoque de uma maneira eficiente?

Sem um acompanhamento preciso das movimentações do estoque, sua empresa pode sair do controle, mercadorias podem faltar ou ficarem paradas (devida a uma má gestão), capital de giro prejudicado devido as compras desnecessárias, falta de planejamento ou cadastros realizados de forma errada.

Este são alguns dos problemas principais que uma má realização do acompanhamento e armazenagem de produtos pode causar para uma loja. Entretanto, muitas destas questões podem ser minimizadas, corrigidas e otimizadas através da Automação Comercial.

O controle de estoque de qualquer empresa exige a realização de diversas atividades simultâneas, porém para quem ainda não possui este tipo de organização sempre existe os primeiros passos.

Controle de estoque e a Automação Comercial
Você deve estar se perguntando, como automatizar a gestão do estoque pode ajudar nos resultados da sua loja?

A resposta para esta pergunta é simples, ao automatizar os processos que envolvem todos movimentos de entrada e saída de produtos, inúmeras informações diferentes são geradas, e isso facilita o acompanhamento destas movimentações, e o principal: interliga estes dados aos setores de compras, vendas, faturamento e financeiro.

Entretanto, estamos falando sobre o monitoramento do estoque da sua loja de forma eficiente através da automação comercial e a quantidade de dados e informações importantes que são geradas, porém como estes processos podem auxiliar no dia a dia da loja?

Abaixo confira algumas das principais vantagens geradas quando o controle de estoque conta com a participação de um software de automação comercial:

1) Evitando compras desnecessárias

Muitos lojistas realizam diversas ações promocionais durante o ano para que haja vendas e para que o estoque tenha giro.

Isto muito se deve aos períodos em que as mercadorias ficam paradas, geralmente isto ocorre logo no início deste processo quando há reposições desnecessárias e sem planejamento durante as compras de novas mercadorias.

Estoque parado em muitos casos pode ser prejudicial para o negócio, pois acaba “prendendo” o capital de giro da empresa e não gerando lucratividade para a loja.

Reposição de estoque através da automação comercial

Agora imagine poder planejar a reposição do estoque conforme as movimentações do seu estoque e repor apenas a quantidade necessária?

Com a automação comercial isto é possível!  Como falamos no post: o que é automação comercial e por que automatizar a sua loja, através dos controles automáticos, integrados e dos dados e informações geradas por um software de automação a tarefa de acompanhar as movimentações do estoque (entrada e saída de mercadorias) e tomar decisões em cima de relatórios gerenciais se torna algo mais simples e principalmente eficiente.

Através de um sistema para loja é possível verificar com uma maior facilidade e ganho de tempo, quais e quantos produtos realmente estão em falta ou faltarão no estoque. O que torna a reposição do estoque muito mais organizada e assertiva, evitando assim perda do capital de giro da empresa e que o estoque fique parado.

 2) Facilitando o inventário de estoque

Um processo comum e necessário para o varejo, é a realização do Inventário Físico, ou mais conhecido como Inventário de Estoque. Esta prática tem por objetivo principal, realizar a contagem e checagem das mercadorias, materiais e artigos existentes e armazenados no estoque de uma empresa.

A realização do inventário possui inúmeros benefícios para um negócio. Através deste procedimento é possível verificar quais são as mercadorias existentes em seu estoque, qual a quantidade disponível de um produto em específico, determinar níveis de segurança e prazos para efetuar pedidos a fornecedores para reabastecimento de matéria-prima.

Além de ser um processo que beneficia e organiza o controle de estoque do estabelecimento comercial, o inventário também é uma obrigação fiscal, sendo anualmente obrigatório declarar os itens e a valorização do estoque para a contabilidade.

Agora já pensou se não houvesse nenhum registro ou acompanhamento destas quantidades? Com certeza, a loja estaria totalmente desorganizada e não conseguiria cumprir as obrigações legais, o que poderia ocasionar sérios problemas com à Legislação Fiscal.

Inventário de Estoque através da automação comercial

Para não perder o controle total da loja, utilize um software de automação comercial como o ConnectStore, sistema desenvolvido pela ACSN.

Através de um sistema como este, o cadastro de produtos e movimentações de estoque são realizados e registrados de forma automática, garantindo assim um processo simplificado e seguro, reduzindo possíveis erros no lançamento de novas mercadorias ou na baixa do estoque no caso de mercadorias vendidas.

Estes controles automáticos facilitam a realização do inventário, tendo em vista que as informações são atualizadas frequentemente.

3) Mais segurança para as finanças e para o seu negócio

Como vimos, controles não podem faltar quando se trata de estoque. Principalmente quando esta falta de um acompanhamento eficiente prejudica o financeiro da loja.

Mercadorias podem faltar por diversos motivos, porém os principais são: por terem acabado, por perdas ou por furtos e fraudes dentro do estabelecimento comercial, atrapalhando assim as vendas e consequentemente as finanças do comércio.

Infelizmente, quando não há um controle efetivo estas situações ocorrem de forma frequente, causando sérios danos a rentabilidade e aos lucros do negócio e em muitos casos ocasionando até o fechamento da loja.

Estoque e finanças através da automação comercial

É simples observar que estes dois setores devem andar de mãos dadas, um depende muito dos dados e informações geradas pelo outro, e se caso não haja alinhamento pode ser prejudicial para a empresa como um todo.

Sem controles, tanto para o estoque quanto para finanças, pode haver desequilíbrio dentro do negócio. Desta forma, um software de automação comercial pode ser muito útil neste caso.

A função de um sistema como este neste caso é interligar as movimentações de estoque com as finanças da empresa, registrando a entrada e saída de mercadorias e alinhando estas informações aos controles financeiros.

Gerando, informações às contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e rentabilidade do negócio, por exemplo. Sem contar que através deste controle é possível identificar os produtos que possuem mais saída e que não podem faltar no estoque da sua loja. 

Com certeza, um software de automação comercial permite realizar muito mais ações de controle no estoque de uma loja, porém estes são os primeiros passos para colocar este setor em ordem na sua empresa.

Lembrando que para um controle de estoque eficiente é necessário que não falte mercadorias para os seus clientes, mas também que não sobre uma grande quantidade de produtos parados em prateleiras, deixando assim seu estoque e o capital de giro da sua empresa parado.

Gostou destes post? Então não deixe de curtir nossa fan page! Assim você se manterá atualizado sempre que  um novo conteúdo for postado.

Organize o controle de estoque com o ConnectStore

Administrar todas as movimentações do estoque da loja nem sempre é uma tarefa simples, por este motivo você pode contar com o ConnectStore para facilitar todo este processo. Tenha todas as informações de compras, vendas, cadastro de produtos, documentos fiscais e indicadores de desempenho de forma integrada. Simplificando assim, a principais rotinas da sua loja.


Receba informações e notícias gratuitamente

Relatório de Analise Geral do Meu negócio do ConnectStore
Por ACSN 14 mai., 2024
Descubra como maximizar a eficiência da sua loja com o relatório 'Análise Geral do Meu Negócio' no ConnectStore Web. Aprenda a interpretar dados de vendas, gerenciar o fluxo de caixa e melhorar a satisfação do cliente para transformar a maneira como você opera seu negócio.
Todos os documentos fiscais em um único Software
Por ACSN 29 nov., 2023
Em um cenário empresarial cada vez mais digital e regulamentado, a gestão eficiente dos documentos fiscais é crucial para o sucesso e a legalidade das operações de qualquer loja. Nesse contexto, a utilização de um software integrado que concentre todos os documentos fiscais se torna uma estratégia fundamental. Esta abordagem não apenas simplifica os processos internos, mas também assegura conformidade legal, otimiza o tempo e contribui para uma gestão financeira mais eficaz.
Show More
Share by: