O varejo está mudando, frequentemente!
A cada dia este setor se torna mais acirrado, inovador e competitivo, exigindo que empresários e lojistas se adaptem e busquem melhorar os resultados de seus negócios de forma constante.
Desta maneira, se faz extremamente necessário que os números
alcançados e o desempenho da sua empresa sejam acompanhados sempre de muito perto. Para assim torna-lo muito mais estratégico e competitivo perante o mercado em geral (clientes e concorrentes).
Quando falamos de números, estes podem ser os mais variados: performance das vendas, evolução do número de clientes, faturamento, taxa de conversão e o ticket médio.
Dentre estes indicadores
um dos que mais se destacam é o ticket médio. Importante e muito utilizado no varejo este é um nome que você já deve ter ouvido algumas vezes, certo?! Mas você sabe o que de fato é este número ou como é utilizado em seu negócio? Parágrafo NovoNeste exemplo, o ticket médio da loja é de R$25,00
por cliente.
Perfeito, agora que nós já sabemos como identificar o valor do ticket médio do negócio, outra dúvida surge: como utilizar este valor?
Utilizando o ticket médio na sua loja
Este simples número pode nos trazer diversas informações, e através dele a elaboração de novas estratégias de vendas dentro da empresa se tornará uma rotina.
O valor do ticket médio da sua loja pode ser entendido de dois modos diferentes: em baixo
ou alto. E cada um requer uma ação diferente:
Ticket médio das vendas considerado “baixo”
As estratégias devem ser voltadas aos controles, na redução de custos e na execução de um alto volume de vendas. Geralmente estas empresas trabalham em mercados com grande volume de consumidores.
Muitas vezes, é necessário realizar consideráveis investimentos em propaganda para massificar as vendas;
Ticket médio das vendas considerado “alto”
Neste caso as estratégias da empresa devem ser focadas para a criação e comercialização de produtos exclusivos, personalizados e o atendimento deverá acompanhar o alto nível que estes produtos ou serviços exigem.
Um valor médio das vendas considerado alto, permite investimentos em ações de marketing direcionadas no relacionamento com um nicho de mercado específico.
Aumente o ticket médio do seu negócio
Já abordamos anteriormente aqui em nosso blog que estratégias para atrair novos clientes para dentro da loja em muitos casos se tornam trabalhosas e podem exigir maior investimento em comparação a fidelização de clientes.
Esta estratégia também pode ser aplicada para o ticket médio da sua loja. Entretanto, não significa que você deverá aumentar os preços de seus produtos para que seu ticket médio aumente também.
A seguir, veja dois exemplos em como aumentar o ticket médio da sua loja sem a necessidade de alterar os preços praticados.
1º Crie ações promocionais para produtos complementares
Ofereça descontos para produtos complementares ou relacionados ao que seu consumidor está comprando. Desta forma, seu cliente irá perceber que existe maior vantagem em aproveitar esta promoção ao invés de comprar o produto separadamente.
Sem contar, que isto auxiliará no giro do seu estoque, tendo em vista que esta pode ser uma mercadoria que não teria saída se fosse vendida separadamente.
Este pode ser um ótimo jeito de gerar mais vendas e aumentar o seu ticket médio.
2º Premie os clientes que mais compram
Procure valorizar os clientes que mais compram na sua loja, para que se sintam valorizados e se motivem a continuar comprando.
É possível criar alguns planos de premiação para estes clientes, tais como:
- abertura de crediário com melhores condições de pagamento;
- oferta de cartão próprio da loja (com vantagens e descontos especiais ou ofertas exclusivas);
- cupons de descontos;
- sorteio de descontos ou ofertas específicas.
Ao criar planos como estes, com regras de premiação, seus habituais clientes se motivarão a consumir cada vez mais para aproveitar ofertas e promoções exclusivas, além de manterem um relacionamento próximo e frequente com a sua loja.
Existem inúmeras estratégias para aumentar o ticket médio de uma loja, algumas mais simples outras mais complexas para se implantar. Entretanto, fica claro que o importante é fazer com que um mesmo cliente consuma cada vez mais.
Porém, aumentar este indicador não representa apenas ter mais faturamento ou lucratividade para o negócio. O aumento deste valor pode ajudar e muito no crescimento da sua loja tendo em vista os investimentos que poderão ser feitos em propaganda, estrutura e pessoal.
Desta forma, é muito importante estar de olho neste indicador para que sua loja se mantenha competitiva e passe a ser mais estratégica.
Sempre que precisar tomar decisões, você pode utilizar a grande galeria de relatórios do ConnectStore
para obter informações atualizadas e confiáveis de toda a loja.