Mais de 1,8 milhões de empresas encerraram suas atividades no Brasil no ano de 2015, esse número engloba empresas de diversos setores e tamanhos. Dentro deste número, quase 100 mil lojas fecharam suas portas pelo país no ano anterior, empresas estas que viram suas vendas despencarem na pior crise do setor nos últimos 15 anos, segundo dados da Confederação do Comércio.
Esta alta taxa de “mortalidade” de empresas se deve principalmente ao período de recessão na economia pelo qual passamos atualmente em nosso país, onde os custos diretos aumentaram, o desemprego disparou e o poder de compra do brasileiro também reduziu drasticamente fazendo com que os consumidores diminuíssem cada vez mais suas compras.
Muitas destas 100 mil lojas que foram atingidas por esta crise estavam mais suscetíveis, aquelas que não possuíam uma estrutura administrativa, aquelas que não possuíam planejamento, seja financeiro ou estratégico e as que não tinham informações sobre o mercado em que atuavam foram atingidas em cheio.
Este momento econômico que estamos passando exige muito de todo e qualquer empresário. É preciso estar atento para manter o desenvolvimento contínuo de suas lojas, processos de inovação constantes e se manter sempre competitivo.
Muitos empresários, e principalmente os lojistas que atualmente enfrentam estas dificuldades, frequentemente se perguntam:
Porém, para obter as respostas para estas perguntas é necessário que os empresários obtenham antes respostas para outras perguntas. Respostas para questões como:
Estas respostas são os primeiros passos para que sua empresa se torne mais competitiva, mais inovadora e continue sempre se desenvolvendo. Para trilhar este caminho de sucesso na administração de sua loja é importante que seja dado um passo de cada vez, e este caminho é composto por 8 passos:
1º Entenda seu negócio
Faça um levantamento e organize importantes informações que envolvam sua loja e a administração que ela precisa. Informações como:
Outras informações muito importantes que podem auxiliar neste planejamento é a identificação dos pontos fortes e fracos da sua loja, as oportunidades que possam auxiliar no seu crescimento e as ameaças que podem prejudicá-lo. Com estas informações em mãos é possível traçar planos financeiros, de vendas e de crescimento a curto, médio e longo prazo.
2º Estabeleça processos
Organize o cotidiano da sua loja, crie e estabeleça rotinas de trabalho para cada atividade dentro da loja, desde o cadastro de produtos no sistema até horários para atender os fornecedores.
É importante envolver e distribuir estes processos para todos os profissionais da loja, seja o proprietário, os gerentes ou os demais colaboradores, isto fará com que sua loja fique mais organizada diminuindo assim possíveis falhas, permitindo otimizar seu tempo.
3º Controles financeiros sempre atualizados
Atualize diariamente todas as movimentações financeiras de sua loja, sejam as contas a pagar e a receber, seu fluxo de caixa, controle de inadimplentes e os faturamentos mensais.
Desta forma, será possível tomar decisões mais precisas e analisar de uma forma mais exata os resultados que sua loja vem alcançando.