Confira 6 dicas incríveis que podem auxiliar na redução da inadimplência do seus clientes em sua empresa de vez por todas!
Pesquisas apontam que o endividamento dos consumidores brasileiros oscilou entre os anos de 2015 e 2016, estes estudos mostram que em outubro de 2016 o índice de endividamento da família brasileira alcançou a marca 57,7%.
Este índice aponta queda no percentual comparado durante ao mesmo mês em 2015, quando o grau de inadimplência atingia a casa dos 62,1% dos brasileiros. Mesmo com a queda, o percentual é considerado elevando tendo em vista que mais da metade da população, atualmente, está endividada.
Este é um dado preocupante tanto para estes consumidores, que veem as ofertas de crédito sumirem, quanto para os comerciantes que utilizam a concessão de crédito como uma forma de pagamento para fidelizar seus clientes e realizar vendas.
Apesar das vendas através do cartão de crédito serem utilizadas, atualmente, com uma maior frequência a concessão de crediário próprio ainda é uma prática muito utilizada em cidades do interior do Brasil e em centros comerciais menores. Muitas destas micro e pequenas empresas utilizam da concessão de crédito para se relacionar de forma direta com seus clientes.
Porém, a prática de concessão de crédito por mais que vise a fidelização de clientes, por outro lado também é responsável pelo alto índice de inadimplência em vários comércios espalhados pelo Brasil.
Conforme o percentual de inadimplência dos clientes de uma empresa cresce, pode-se tornar um problema crítico para a sobrevivência de um negócio, comprometendo o capital de giro e o fluxo de caixa e aumentando a possibilidade de endividamento também da própria empresa.
Diante deste preocupante cenários nós separamos 6 incríveis dicas para te auxiliar no controle da inadimplência dos seus clientes em sua empresa:
1 – Controle diário, semanal e mensal
Faça controles habitualmente de seus clientes, é importante ter o registro de dados como o valor total da dívida, valores a vencer, valores que já venceram, o tempo de atraso destes valores e principalmente os dados do cliente.
Mantenha o cliente informado sobre o débito (sem constrange-lo), investigue o motivo do atraso, negocie uma nova data para o pagamento e procure negociar também novas condições de pagamento.
Alguns controles financeiros podem facilitar este monitoramento, saiba mais neste post aqui.