Layout do blog

Técnicas para melhorar as vendas

Técnicas para melhorar as vendas

ACSN • set. 14, 2020

Você sabe o que são GATILHOS MENTAIS?

Gatilhos mentais são decisões tomadas pelo nosso cérebro no “piloto automático“, para evitar que ele se esgote diante de tantas escolhas que precisamos fazer. Essas decisões são primeiramente feitas de maneira inconsciente, passando para o consciente somente depois.


E após diversos estudos, identificou-se oportunidades de usar algumas técnicas para ativar os gatilhos mentais nos negócios e ter a oportunidade de melhorar os resultados. Compartilharemos 4 deles:

Técnica muito utilizada na área comercial. Está relacionado ao bom e velho conceito “tive que perder para dar valor”. Ou seja, quando temos medo de perder uma oportunidade, costumamos agir rapidamente e de forma automática.


Isso acontece porque as pessoas dão mais valor àquilo que é escasso.


Muitas marcas também utilizam a estratégia de dar descontos para os 20 primeiros clientes que entrarem em contato. Isso apressa o consumidor que está em dúvida e faz com que ele aja imediatamente.


Quando usado com integridade e parcimônia, esse gatilho mental é um grande impulsionador de vendas.

Esse é o famoso gatilho mental do “é agora ou nunca”. É similar ao gatilho de escassez, mas está mais ligado a um tempo e prazo limites.


Se o cliente perder a oportunidade até determinado dia ou horário, ele não poderá aproveitar o desconto ou o bônus. Diante desse cenário, as chances dele agir o mais rápido possível são altas.


Para ativar esse gatilho, use palavras e expressões como: “só até hoje”, “compre agora” e “sua última chance”.

A reciprocidade é um dos princípios mais importantes do marketing atual.  Geralmente, o ser humano tem uma tendência natural a querer retribuir aquilo que lhe gera valor. Assim, ajudar causas, ONGs e movimentos sociais é uma ótima forma de gerar uma imagem positiva nas pessoas.


Um exemplo recente foi a Uber, que fez uma campanha que incentiva as pessoas a ficarem em casa durante a pandemia do coronavírus, agradecendo a todos pela iniciativa de não andar com a Uber. Logo, esse é um exemplo de reciprocidade que mostra que a empresa está preocupada com o bem-estar das pessoas, e não somente com seus lucros.

Nós somos condicionados pelo nosso senso de curiosidade, adoramos experimentar e explorar novas experiências. Aliás, neurocientistas acreditam que, quando somos expostos a algo novo, nosso cérebro produz dopamina, a substância do prazer.


A novidade nos tira da nossa zona de conforto e nos motiva a ir atrás de sua recompensa. É por isso que marcas de celulares, automóveis e de outras tecnologias investem tanto nesse gatilho, desenvolvendo modelos novos a cada ano.

Daí a importância de manter sua loja sempre com novos produtos e serviços para o cliente.


Esperamos que seja útil para este momento!  Os gatilhos mentais são mecanismos que devem ser usados de forma ética e sempre entregando o que foi prometido.

Fonte: dinamize.com.br

Receba informações e notícias gratuitamente

Todos os documentos fiscais em um único Software
Por ACSN 29 nov., 2023
Em um cenário empresarial cada vez mais digital e regulamentado, a gestão eficiente dos documentos fiscais é crucial para o sucesso e a legalidade das operações de qualquer loja. Nesse contexto, a utilização de um software integrado que concentre todos os documentos fiscais se torna uma estratégia fundamental. Esta abordagem não apenas simplifica os processos internos, mas também assegura conformidade legal, otimiza o tempo e contribui para uma gestão financeira mais eficaz.
Relatórios e Gestão da Loja
Por ACSN 26 set., 2023
Os relatórios são como um mapa detalhado que ilumina o caminho para o sucesso de sua loja. Eles não são apenas números, mas insights poderosos que revelam o desempenho real e apontam oportunidades de crescimento. Vamos explorar por que os relatórios são essenciais para a análise e monitoramento de sua loja.
Show More
Share by: