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Como divulgar sua loja 5 dicas para tornar seus anúncios atrativos!

Como divulgar sua loja 5 dicas para tornar seus anúncios atrativos!

ACSN • jun. 26, 2017
Independentemente do tamanho da loja, todo lojista tem dúvidas em como melhor divulgar o negócio ou seus produtos, e quando falamos “melhor divulgar” queremos dizer: uma forma eficiente que atraia clientes para a loja.

Atualmente, os mercados estão se tornando cada vez mais competitivos, e esta alta concorrência faz com que haja inúmeras ofertas (divulgações) de produtos e marcas.

Desta forma, é muito importante que seu negócio ou seus produtos se destaquem e chamem a atenção perante os seus concorrentes. E nem sempre significa que jogar o preço lá baixo fará com que as pessoas sejam atingidas pela sua divulgação e que acabem comprando.

É necessário então criar planos e estratégias antes de começar a divulgar de qualquer forma. Os consumidores hoje em dia esperam que diversas de suas necessidades sejam atendidas, através de empresas, marcas ou produtos (como os da sua loja) com os quais eles se identificam.

Portanto, se faz necessário que os benefícios e as vantagens oferecidos pelo seu negócio ou por suas mercadorias sejam muito bem explorados nos anúncios para que potenciais clientes escolham sua empresa como a responsável por atender os desejos e necessidades deles.

Somado a estas incertezas e duvidas, o fator orçamento para divulgação também gera preocupação em muito proprietários de lojas, pois muitas vezes não possuem valores específicos para realizarem estes investimentos ou realizam demasiadas aplicações em marketing sem nenhum limite estabelecido.

Lendo sobre estratégias e planos você pode imaginar que divulgar o seu negócio de uma forma eficiente e eficaz pode não ser uma tarefa tão fácil, mas pelo contrário com organização e atenção as oportunidades, este processo se tornará cada vez mais comum e simples no dia-a-dia da sua loja.

Divulgação, como fazer de forma eficiente no seu negócio?

É importante frisar que quando falamos de marketing não devemos pensar apenas em divulgação, existem outros inúmeros fatores que envolvem este assunto, mas como você chegou até aqui para falarmos especificamente de divulgação, vamos procurar manter este foco.

Mas então por que falar sobre marketing?

É muito importante saber que uma boa divulgação envolve diversos conceitos de marketing e antes de se divulgar qualquer tipo de anúncio você deve levar alguns destes pontos em consideração.

Pensando assim, nós da ACSN desenvolvemos este post com 5 dicas muitos simples para que você possa divulgar a sua loja e seus produtos de uma forma efetiva e sem a necessidade de altos investimentos.
 
1ª Para divulgar defina o público-alvo primeiro!

Para quem a sua empresa vende?

Acho que a sua resposta para esta pergunta foi: “para todo mundo”.

Mas será que esta resposta está correta, será que todo tipo de pessoas ou empresas consomem os produtos do seu comércio?

Nem sempre. Diversos fatores influenciam com que os clientes consumam os produtos da sua loja: pode ser o seu preço, a qualidade do seu produto, a localização da sua loja, a qualidade do seu atendimento etc. Estes fatores devem ser levados em consideração na hora de se divulgar.

Por exemplo, se sua loja vende especificamente para mulheres, quais são os fatores que farão com que as suas atuais ou potenciais clientes continuem ou comecem a comprar respectivamente, quais as necessidades delas ou o que elas estão procurando/esperando (ex: produtos diferenciados ou condições de pagamento) da sua marca?

São exatamente estes fatores que devem constar em seus anúncios para atrair o público que você deseja. Para isto, é necessário que você defina e entenda quem é o seu público-alvo, só assim estas pessoas serão impactadas pelos benefícios e vantagens que você está divulgando.

Você pode aprender mais sobre como definir o público-alvo da sua loja em outro post do nosso blog: Público-alvo: 4 incríveis dicas para definir o público-alvo da sua loja!

Quando falamos em definir o público-alvo outra dúvida irá surgir: como conseguir entender ou ter estas informações dos seus clientes? Para isto existe uma excelente, porém muito simples ferramenta, o cadastro de clientes.


 Antes de divulgar, consulte seu cadastro de clientes

Ocadastro de clientesé uma ferramenta essencial para entender quem são os clientes e por que eles compram ou compraram.


Nestes tipos de cadastros existem dados e informações muito importantes que podem auxiliar no entendimento ou na criação de campanhas de marketing específicas para determinados tipos de clientes.

Dados como, por exemplo, idade, data de nascimento, telefone, e-mail, endereço, produtos que compraram, quando compraram ou formas de pagamentos utilizadas podem gerar informações muito ricas para que você possa compreender quais vantagens e benefícios sua empresa entrega para que estas pessoas consumam.

Ao entender estes fatores você pode explorá-los em sua divulgação para atingir novos clientes que se identificam como o seu público alvo, além de serem impactados de forma direta por suas ofertas (divulgações).

Por isto, é muito importante fazer o cadastro de clientes sempre que alguém efetuar uma compra.

Sabemos que não é fácil cadastrar todo mundo (pois nem todos querem efetuar o cadastro), desta forma também publicamos um outro post que apresenta dicas e ideias para que você consiga gerar um cadastro de clientes efetivo e gerar resultados.

Além disto, este cadastro de clientes poderá ajudar na criação de materiais de divulgação mais estratégicos para que os seus atuais clientes continuem comprando da sua loja, afinal o seu negócio poderá (dependo da situação) ter melhores resultados com os seus atuais consumidores comprando mais produtos ou com mais frequência, do que trazer cada vez mais novos clientes.

3ª Anunciar também para seus clientes atuais (relacionamento)

Vamos pensar que os clientes que você já tem são mais importantes do que os clientes que você ainda não tem, por isso devemos mantê-los sempre por perto.

Agora que nós já entendemos por que nossos clientes compram e eles já estão cadastrados, vamos nos relacionar. Não podemos esquecer deles.

Porém, para atingir estes consumidores nós divulgaremos produtos ou ações que irão impactá-los.

Quando se possuí um cadastro de clientes efetivo é possível entender o que e como estes clientes compraram. É tendo como base este tipo de histórico que seus anúncios podem ser focados, fazendo com que os consumidores se motivem a continuar comprando determinados itens ou produtos diferentes da sua empresa, mas que atendam às suas necessidades.

Portanto, utilize os telefones, e-mails e até endereços (para enviar cartas) para se relacionar melhor com seus clientes, divulgando seus produtos, as promoções da sua loja e a sua marca.

Obs: muita atenção com a frequência de divulgação para estes clientes, procure não ser insistente (inoportuno) nestas propagandas, pois isto poderá causar efeitos contrários e infelizmente você pode perder alguns clientes.

4ª Onde fazer esta divulgação?

Agora que nós já definimos o público-alvo e também consultamos o nosso cadastro de clientes para criar estratégias de divulgação que impactem os potenciais clientes que nós queremos, chegou a hora de escolher o canal de divulgação que utilizaremos para divulgar nossos anúncios.

Antes de definir este canal, é importante responder as seguintes perguntas:

• Onde o seu potencial cliente está?

•Quando ou onde ele consegue parar para ouvir ou ler algo que desperte sua atenção?

As seguintes perguntas são necessárias para escolher o melhor canal de comunicação visando atingir seus futuros consumidores. Será que ele ouve música, se sim, no rádio ou em um aplicativo? Será que gosta de ler, se sim, prefere ler uma revista, um jornal ou um post na internet?

Entender estas perguntas se faz necessário para que você escolha o canal de comunicação correto para sua empresa e principalmente para atingir o seu público alvo.

Do que adianta divulgar na tv, no rádio, no jornal ou também na internet, se o seu público-alvo não irá visualizar esta divulgação?

Então, é exatamente nestes lugares (onde seus potenciais clientes estão) onde sua marca também deve estar.

Não podemos deixar de falar sobre anunciar nas redes sociais.

Esta definição também vale para as mídias sociais, vale repensar se o perfil de consumidores que você procura, está na rede social que seu negócio utiliza.

Existem diversos tipos de mídias sociais como, por exemplo o Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube e Pinterest, que atraem públicos totalmente diferentes.

Sendo assim, seus anúncios devem estar adequados (além do seu potencial público-alvo) também a linguagem e interação que estas redes sociais exigem.

Como um exemplo bem simples: não dá para postar apenas uma única imagem no Youtube, uma rede social focada apenas em vídeos. Quem acessa esta rede social, busca por vídeos, por movimentações.

As redes sociais estão cada vez mais concorridas para quem deseja anunciar um negócio próprio, por isto seus anúncios devem se destacar interagindo sempre através do engajamento e atraindo os visitantes que estão visualizando suas informações, para conhecer melhor seus produtos e marca.

5ª Acompanhe de perto os resultados da divulgação

E como saber se uma divulgação está dando certo ou não?

Claro, se as vendas aumentarem é sinal que os resultados estão sendo alcançados e as divulgações estão dando certo, mas e se as vendas permanecerem baixas e o faturamento da empresa se manter o mesmo?

Então, chegou a hora de corrigir possíveis erros que possam estar acontecendo com suas campanhas de marketing. Para isto é necessário acompanha-las desde o início.

Se você entrega um panfleto, divulga seus produtos e sua marca em uma rádio ou seus anúncios são vinculados através da internet, por exemplo, será necessário medir o quanto de retorno estes investimentos estão trazendo para o seu negócio.

Se você divulga uma promoção através de uma rádio e alguns potenciais clientes começaram a aparecer em sua loja (exemplo), é imprescindível saber se estes clientes vieram por causa deste mesmo anúncio.

Ou em outro exemplo, se você enviou um e-mail ou divulgou algo nas redes sociais, neste caso também será necessário medir quantos clientes entraram em contato ou vieram até sua loja por meio destas propagandas.

Mas como fazer para conseguir esta informação?

Quando falamos de ações de marketing digital (internet) fica mais fácil, pois existem muitas ferramentas que fornecem dados de quantas pessoas visualizaram, clicaram ou realizaram determinada ação no seu anúncio, por exemplo.

Entretanto, quando são feitas outras ações (rádio, jornal, panfleto) uma simples pergunta (quando o potencial cliente entrar ou efetuar uma compra na sua loja) poderá ajudar: como você conheceu a loja/produto ou como ficou sabendo de determinado anúncio?

A resposta para esta simples pergunta irá ajudar a identificar quais ações estão tendo resultados e quais não, mas é necessário tornar esta simples pergunta um processo, uma rotina obrigatória dentro da empresa.

Medir de perto os resultados alcançados (ou não) por suas propagandas te ajudará e muito a identificar possíveis erros, facilitar na hora de ajustar suas campanhas além de auxiliar na escolha do canal de comunicação mais efetivo para o seu negócio.

Não deixe de fazer o acompanhamento da evolução das suas vendas, do ticket médio do seu negócio e também da taxa de conversão, estes são indicadores que mostrarão o quanto seus anúncios estão sendo efetivos.

Realizar estes processos pode tomar um determinado tempo, mas vale muito a pena.

A partir destas etapas você não vai mais divulgar sua loja de qualquer jeito. Seus anúncios se tornarão mais estratégicos e serão bem mais efetivos, algo perfeito para quem tem um baixo orçamento, certo?!

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