Layout do blog

Backup, o porquê sua empresa nunca pode deixar de realizar.

Backup, o porquê sua empresa nunca pode deixar de realizar.

ACSN • mai. 16, 2017

Descubra como um procedimento tão simples (como realizar um backup) pode evitar sérios problemas para sua empresa!



Hoje em dia vivemos em um mundo onde dependemos muito da tecnologia em nosso dia – a – dia. Seja na escola, no trabalho e até em casa. Nós utilizamos computadores, notebooks e smartphones e principalmente a internet para realizar várias ações em nossa rotina. Desde ações simples como navegar na rede e trocar arquivos, processos mais complexos como armazenamento de dados (nossos e de nossos clientes) ou emissão de documentos fiscais obrigatórios.


Muitas destas informações são importantes para nossas vidas e principalmente para o funcionamento de uma empresa. Agora, imagine se por algum motivo você perdesse estes dados e informações, e não fosse possível recuperá-los de jeito nenhum? Com certeza a vida se tornaria um caos e a sua empresa poderia até parar, tendo em vista que ela depende destes dados para realizar inúmeras tarefas em sua rotina, é melhor nem pensar nisto.

Este cenário pode deixar qualquer empresário assustado e logo uma dúvida surge: Como evitar que isto aconteça em meu negócio?


Para ficar livre desta possibilidade e manter o armazenamento destes dados em segurança é muito importante que periodicamente seja realizado o backup destes dados e informações.


Mas primeiro, o que é backup?


Backups são processos manuais ou automáticos de segurança que tem por objetivo prevenir que arquivos sejam excluídos ou perdidos de forma acidental decorrente de diversos problemas. Para garantir essa segurança, esta ação cria e salva cópias dos dados, garantindo assim a integridade do banco de dados, de arquivos, configurações e dados de usuários existentes em um equipamento ou rede.


Geralmente estas falhas podem ocorrer devido a diversos fatores, tais como: problemas técnicos com o seu equipamento, arquivos danificados, vírus e fatores externos como (roubos de equipamentos, incêndios etc). Neste caso dos fatores externos, até mesmo o backup pode ser perdido nesta situação, para isto é recomendado que a cópia de segurança (backup), seja armazenada em um outro equipamento ou um tipo diferente de mídia.

Alguns exemplos de mídias:

 

CDs e DVDs 


Estas são as mídias mais simples, rápidas e baratas para se fazer um backup, é possível utilizar programas do próprio computador (onde os dados estão) para salvar estes arquivos. Entretanto, dependendo do tamanho do backup pode ser necessário utilizar diversos CDs ou DVDs, o que exigirá uma precisa organização para não haver confusão quando precisar utilizá-los.

 

Pen Drive ou HDs Externos


Estes também são outros tipos de dispositivos simples e rápidos (mas nem sempre tão baratos), que podem ser utilizados para armazenar o backup da sua empresa. Sua utilização é muito simples, basta conectá-los as entradas USB do seu computador e em seguida copiar e colar estes mesmos arquivos em seu pen drive ou hd externo. Além disto, se torna muito conveniente carregar este tipo de mídia para os lugares onde for necessário, sendo que será necessário um único dispositivo apenas, dependendo do tamanho necessário para armazenamento.

Armazenamento na nuvem

Ao invés de dispositivos físicos (CDs, Pen drives etc), que necessitam ser carregados para todos os lados, você pode contar com serviços de armazenamento na nuvem. Este tipo de serviço salva seus dados à uma rede de servidores que permanece ligado a você através da internet. Funciona assim como os dispositivos físicos que falamos antes, porém ele permanece online e você poderá acessá-lo de diversos lugares e através de diferentes dispositivos (desktops, notebooks, tablets e até smartphones), o que torna este tipo de serviço muito mais prático e seguro comparado aos demais.

Atualmente existem diversas empresas que oferecem este tipo de serviço (Google, Microsoft, Amazon) com diferentes tamanhos de armazenamento disponíveis, tanto pagos quanto gratuitos. Sendo assim, dependo da necessidade de armazenamento da sua empresa, vale a pena tentar este tipo de serviço.
 
Os Tipos de backup

Para manter os arquivos e documentos da sua empresa a salvo você poderá optar por métodos diferentes de realização dos seus backups, conforme as necessidades do seu negócio. Abaixo listaremos duas formas simples e mais conhecidas de se realizar backups:
 
Completo: este processo armazena todos os seus arquivos em todas as vezes que você realizar este procedimento. Este é um processo que demanda mais tempo e que ocupa mais espaço de armazenamento devido a quantidade de dados salvos, entretanto os seus arquivos serão encontrados mais facilmente.
 
Diferencial: já esta forma de backup complementa as ações realizadas no backup completo. Neste processo os backups são realizados apenas para guardar os dados que foram alterados após a realização do último backup completo. Desta forma, basta reunir o backup completo com o último armazenamento diferencial realizado, para ter uma possível restauração muito mais simplificada.
 
A principal vantagem de se fazer um backup

Agora que nós já sabemos o que é um backup, a sua importância e como fazê-lo, se faz obrigatório mostrar a principal vantagem deste processo para sua empresa.
 
Sua empresa não vai parar

Você estará livre de sustos causados por fatores internos ou externos que podem fazer com que você perca os arquivos mais importantes para que sua empresa possa funcionar, uma vez que será fácil recuperá-los através do backup.

Caso você tenha algum problema que faça com que você perca dados importantes, devido a diversas maneiras possíveis, estas informações estarão seguras e você poderá restaurá-las de uma forma simples fazendo com que seu negócio não sofra tanto com os impactos negativos e fique sem funcionar. Em diversos casos muitas empresas (que não realizam possuem backups) podem ficar por dias com suas atividades paradas, e em casos mais graves, quando o negócio depende muito destes dados e informações, algumas empresas podem até serem obrigadas a encerrar suas atividades.

É muito importante identificar a frequência necessária para realizar os backups em sua empresa, tendo como base a periodicidade com que seus dados sofrem mudanças. Mas o principal é não correr riscos, e manter estes arquivos a salvo.

Se em sua empresa você não sabe o que deve ser armazenado ou como realizar este procedimento, procure contratar um serviço especializado para te auxiliar neste processo, pois o que mais importa neste caso é não correr riscos e não perder nenhum dado importante para o seu negócio.

Otimize as suas rotinas com o ConnectStore!

Torne as rotinas da sua loja muito mais fáceis e eficientes com o ConnectStore. Através de uma interface agradável e intuitiva você poderá otimizar o dia a dia da sua empresa.

Receba informações e notícias gratuitamente

Todos os documentos fiscais em um único Software
Por ACSN 29 nov., 2023
Em um cenário empresarial cada vez mais digital e regulamentado, a gestão eficiente dos documentos fiscais é crucial para o sucesso e a legalidade das operações de qualquer loja. Nesse contexto, a utilização de um software integrado que concentre todos os documentos fiscais se torna uma estratégia fundamental. Esta abordagem não apenas simplifica os processos internos, mas também assegura conformidade legal, otimiza o tempo e contribui para uma gestão financeira mais eficaz.
Relatórios e Gestão da Loja
Por ACSN 26 set., 2023
Os relatórios são como um mapa detalhado que ilumina o caminho para o sucesso de sua loja. Eles não são apenas números, mas insights poderosos que revelam o desempenho real e apontam oportunidades de crescimento. Vamos explorar por que os relatórios são essenciais para a análise e monitoramento de sua loja.
Show More
Share by: