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5 fatores negativos que podem atrapalhar as metas de vendas da sua loja!

5 fatores negativos que podem atrapalhar as metas de vendas da sua loja!

ACSN • jan. 14, 2017

O que faz com que uma empresa cresça são os resultados que ela alcança ao logo do tempo, alguns números como o faturamento, sua participação de mercado ou percentual de lucratividade em um determinado período, são exemplos de indicadores que auxiliam no acompanhamento do crescimento do seu negócio.


Porém, o que faz com que uma empresa possa atingir números desejados, satisfatórios e consequentemente crescer?


A resposta para esta pergunta pode estar nas metas de crescimento propostas. Em alguns casos este tipo de assunto pode arrepiar algumas pessoas ou desafiar outras, mas a verdade é que, uma empresa sem metas é uma empresa sem rumo e que está muito mais suscetível a crises, tanto externas quanto internas.


Neste caso as metas funcionam como um direcionamento, ou melhor, um detalhamento do caminho a ser percorrido para se alcançar o objetivo proposto.


Visando o crescimento da empresa é que empresários e gestores estipulam suas metas de vendas, porém ao longo deste caminho inúmeros fatores podem influenciar para que estas metas não sejam alcançadas, aumentando a pressão e o desgaste emocional, fatores estes negativos que impactam no time de vendas.

 

Entretanto, o que aconteceu para o não atingimento das metas?


Neste post falaremos alguns fatores que impactam negativamente no atingimento das metas (e que qualquer empresário ou gestor deve estar atento para evitar), além da definição de pontos estratégicos que auxiliarão no atingimento de suas metas de vendas. Ao final deste post, também é possível baixar gratuitamente um guia completo com 7 dicas para começar a atingir suas metas em 2017.


Muitos fatores negativos podem impactar no resultado final do objetivo traçado por uma empresa, estes fatores podem começar antes mesmo da definição das metas, por isto é muito importante repensar sobre alguns pontos antes da definição do objetivo final. A seguir, listaremos 5 fatores que podem impactar negativamente em suas metas e consequentemente atrapalhar suas vendas.

 

Como converter está situação e voltar ao caminho do objetivo traçado?

 

1 – Não saber definir seu público – alvo

Quando te perguntam, qual o perfil dos seus clientes? Quais são os públicos alvos que sua empresa pretende atingir? E sua resposta é: “Eu vendo para todo mundo”, esta pode ser uma das causas principais para o NÃO atingimento de suas metas.


É importante saber que a forma de consumo de qualquer cliente mudou. Hoje com a internet muito acessível, através dos smartphones, os clientes estão realizando pesquisas e comparações antes de comprar.


Desta forma, este consumidor está procurando uma marca ou um produto que atenda suas necessidades, necessidades estas que podem ser preço, qualidade no atendimento ou até um recurso específico em um determinado produto.


Portanto, com a internet podemos dizer que as empresas não procuram mais os clientes e sim os consumidores é quem procuram as marcas. Assim sendo, as empresas devem estar preparadas para serem “encontradas” por seus potenciais clientes.


Você já se perguntou o real motivo pelo qual seus consumidores compram da sua empresa? Pois bem, este real motivo pode auxiliar na definição do seu público-alvo e consequentemente no conteúdo trabalhado pelo setor de marketing e vendas.


Faça as seguintes reflexões: Quem são as pessoas ou empresas que compram meus produtos ou contratam meus serviços? Por que compram? Onde estão localizados? Quais são suas reais necessidades? Meu produto ou serviço atende estas necessidades?


Saber este tipo de informação irá auxiliar na criação de estratégias segmentadas e assertivas de vendas, visando atingir potenciais clientes que se encaixem com os produtos ou serviços oferecidos por sua empresa.


Com certeza, identificar ou saber as necessidades de cada cliente que consome seus serviços ou que consulte sua empresa pode não ser um processo muito simples. Pensando nisto nós desenvolvemos este outro post, para te auxiliar a identificar e definir o seu público-alvo.

2 – Sua equipe conhece bem seus produtos/serviços?
Outro fator que impacta negativamente na busca por resultados positivos de uma empresa é quando a equipe de vendas possui baixos conhecimentos sobre o produto ou serviço vendido.

Sua empresa poderá ter o melhor produto ou serviço, mas se os vendedores não conhecerem as funcionalidades ou as vantagens da utilização do que está sendo vendido, a probabilidades de se fechar vendas e a credibilidade da empresa cairão consequentemente no mercado.

Este problema se deve, na maioria dos casos, ao baixo incentivo ou interesse dos gestores em capacitar e treinar seu time de vendas continuamente. Porém, infelizmente esta é uma forma errada de se pensar, tendo em vista que, um vendedor bem treinado e capacitado agregará valor a marca e renderá bons frutos para a empresa.

A mudança nas informações vem acontecendo em uma velocidade absurda, sem contar que os consumidores muitas vezes sabem até mais sobre o produto ou serviço do que as pessoas que os comercializam, portanto, manter sua equipe de vendas atualizada e sempre treinada é praticamente uma obrigação, para não perder vendas.
 
3 – Você tem acompanhado o desenvolvimento de suas vendas?
Como corrigir possíveis erros no time de vendas, se não sei onde estamos errando, e não tenho relatórios ou dados que apontem o desempenho da minha equipe ou de fato o que realmente está acontecendo?

Acompanhar a evolução das vendas é muito importante para a definição de metas e ações corretivas, através deste acompanhamento é possível verificar o desenvolvimento e desempenho das vendas dentro de um período desejado. Com isso é possível definir metas e estratégias de acordo com a realidade do cenário apresentado, sem contar que pontos fracos, que estejam impactando negativamente nas vendas, podem ser melhorados e corrigidos.

O ConnectStore (software de automação comercial desenvolvido pela ACSN) pode auxiliar nestes controles, disponibilizando relatórios detalhados, porém de fácil compreensão referente aos números alcançados pelas vendas da empresa como, por exemplo, ao faturamento obtido, quais produtos tiveram maiores e menores vendas, a movimentação de caixa, dados dos vendedores, dos clientes etc.

Controle informações e estatísticas específicas sobre as suas vendas, tais como: o ticket médio, o percentual de comissão por vendedor, ranking de vendedores, de produtos e clientes, além de diversos outros indicadores que irão auxiliar na definição de suas metas, nas tomadas de decisões e na gestão do seu negócio.

4 – Ambiente organizacional e motivação

Assim como para qualquer pessoa a motivação é umas das chaves principais, se não a principal, para a eficácia nas vendas de uma empresa. A motivação nos acompanha em cada decisão ou ação que tomamos em nosso dia-a-dia, seja em nosso trabalho ou nossa vida pessoal.


É muito difícil saber o real motivo para se motivar um indivíduo, frisando que cada pessoa tem suas razões para se motivar e buscar alcançar novos resultados. Porém, um administrador ou gestor deve estar muito atento a estes fatores motivacionais, por mais que cada pessoa tenha suas próprias rações para se motivar.


A criação de um bom ambiente de trabalho, é uma das ações que qualquer gestor pode tomar como primeiro passo para motivar seu time. Um ambiente com condições de trabalho adequado para desenvolvimento das atividades, com as ferramentas adequadas para a equipe vender, somados a uma estrutura física e organizada, além dos incentivos e premiações são fatores básicos que um gestor deve se atentar.


Caso queira saber mais sobre como motivar sua equipe, acesse o post: “7 atitudes para motivar sua equipe e melhorar seus resultados! ”, neste post você irá encontrar soluções de fácil implantação, que contribuirão nos processos de motivação de sua equipe.


5 – Estruturação do processo de vendas

Sua empresa possui processos de vendas, será que sua equipe de vendas sabe quais etapas deve seguir após fechamento de uma venda ou ao realizar um primeiro contato com um potencial cliente?


Acho que você pode estar se perguntando por que criar estes processos? Os processos de vendas ajudam a otimizar toda a cadeia comercial e organizacional, organizando assim todos os setores que dependem do departamento comercial como, por exemplo, o financeiro, o suporte ou compras.


A criação de processos dentro da equipe de vendas molda e adapta a estrutura da empresa como um todo.


Aliado a isto, o processo de vendas tem como foco principal o cliente a final além da otimização da estrutura interna da empresa, criação de processos otimizará o atendimento ao cliente tanto, antes, como durante como no pós-venda e em consequência organizará todos departamentos ligados e dependentes a equipe de vendas.


É muito importante que antes de definir metas, alguns fatores sejam verificados e levados em consideração ao traçar o caminho planejado. O desenvolvimento do seu negócio está diretamente ligado à sua participação de mercado, e desta forma, em consequência as suas vendas.


Estipular metas será uma excelente maneira para alcançar os seus objetivos de crescimento, porém alguns pontos deverão ser analisados antes da definição destas metas.

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Sua gestão muito mais eficiente com o ConnectStore!


Sempre que precisar tomar decisões, você pode utilizar a grande galeria de relatórios do ConnectStore para obter informações atualizadas e confiáveis de toda a loja.

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