Muitos empreendedores vivem na incerteza quando o assunto é a gestão de um negócio. Dúvidas e incertezas sobre os resultados da empresa surgem constantemente.
Será que teremos lucro no final do mês, conseguiremos atingir as metas ou simplesmente, será possível pagar todas as despesas da loja? São algumas das dúvidas que surgem frequentemente.
Seria muito mais fácil se em casos como estes, você lojista e empreendedor tivesse uma maior segurança nos resultados quais sua loja vai atingir ou saber quais resultados deve-se alcançar simplesmente para terminar o mês com as finanças da loja no “azul”.
Imagina como seria poder prever a quantidade necessária de vendas para se cobrir custos e despesas ou então determinar novas estratégias de lucratividade de forma eficaz? Seria algo muito mais seguro para a gestão do seu negócio, certo?!
Pois saiba que é possível fazer estas previsões ou definições de forma segura, através do indicador de Ponto de Equilíbrio do negócio.
Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre este indicador e como utilizá-lo no dia a dia da sua loja.
O que é o Ponto de Equilíbrio?
Apesar das grandes vantagens que o Ponto de Equilíbrio, também conhecido como “break-even point” pode trazer para a sua loja. Esta é uma ferramenta muito simples, fácil de calcular e utilizar.
Podemos dizer que este é um indicador de segurança da empresa, que apresenta o quanto é necessário vender para que as receitas, custos e despesas se equiparem ao final do mês ou do ano.
Em outras palavras, este índice informa qual é o faturamento mínimo necessário para se pagar os custos e despesas da loja.
Em um exemplo simples, uma empresa atinge seu ponto de equilíbrio quando não há lucro e nem prejuízo, entretanto, a empresa obteve receitas suficientes para cobrir custos e despesas.
Através deste índice é possível determinar, a partir das previsões de vendas, o período em que o faturamento da loja irá se igualar aos custos e as despesas da empresa naquele período.
Ter este tipo de informação em mãos pode ser muito importante para você lojista, pois com ela é possível evitar prejuízos, definir o preço de venda correto ou estabelecer prováveis lucros e, desta forma, encontrar o equilíbrio do seu negócio.
Além disto, de um modo geral este indicador auxiliará no acompanhamento da viabilidade do seu investimento (loja) e em consequência ajustá-lo com o mercado.
Calculando o “Break-even point” (Ponto de Equilíbrio).
Para calcular e descobrir o ponto de equilíbrio da sua empresa, primeiro será necessário reunir algumas outras informações sobre o seu negócio.
Será necessário utilizar diferentes tipos de cálculos para encontrar o ponto de equilíbrio, entretanto os dados abaixo são indicados para lojas que possuem uma grande variedade de produtos.
Para calcular o ponto de equilíbrio, será necessário identificar duas informações:
1. Despesas Fixas
Quais são asdespesas
da sua loja que (independentemente de como andam as suas vendas) deverão ser pagas obrigatoriamente?
Como exemplo, podemos citar: o aluguel, o salário dos colaboradores, água, luz, manutenção, segurança, materiais (de escritório, higiene e limpeza) etc.
Caso tenha dúvidas para entender o que são custos, despesas fixas ou variáveis, você pode acessar este outro post aqui, para aprender como identifica-los na sua loja e como calcula-los.
3. Sua loja mais estratégica
Com a possibilidade de definir metas e ajustar preços seu negócio se torna muito mais estratégico, garantindo assim uma maior competitividade e sobrevivência da sua empresa.
Através do Ponto de Equilíbrio é possível definir quando os preços devem ser ajustados ou quando as vendas precisam aumentar, desta forma, encontra-se maneiras variadas de conduzir a gestão da sua loja e claro seguir o caminho do crescimento.
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