Layout do blog

3 razões para calcular o Ponto de Equilíbrio da sua loja!

3 razões para calcular o Ponto de Equilíbrio da sua loja!

ACSN • ago. 02, 2017
Muitos empreendedores vivem na incerteza quando o assunto é a gestão de um negócio. Dúvidas e incertezas sobre os resultados da empresa surgem constantemente.

Será que teremos lucro no final do mês, conseguiremos atingir as metas ou simplesmente, será possível pagar todas as despesas da loja? São algumas das dúvidas que surgem frequentemente.

Seria muito mais fácil se em casos como estes, você lojista e empreendedor tivesse uma maior segurança nos resultados quais sua loja vai atingir ou saber quais resultados deve-se alcançar simplesmente para terminar o mês com as finanças da loja no “azul”.

Imagina como seria poder prever a quantidade necessária de vendas para se cobrir custos e despesas ou então determinar novas estratégias de lucratividade de forma eficaz? Seria algo muito mais seguro para a gestão do seu negócio, certo?!

Pois saiba que é possível fazer estas previsões ou definições de forma segura, através do indicador de Ponto de Equilíbrio do negócio.

Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre este indicador e como utilizá-lo no dia a dia da sua loja.
 
O que é o Ponto de Equilíbrio?

Apesar das grandes vantagens que o Ponto de Equilíbrio, também conhecido como “break-even point” pode trazer para a sua loja. Esta é uma ferramenta muito simples, fácil de calcular e utilizar.

Podemos dizer que este é um indicador de segurança da empresa, que apresenta o quanto é necessário vender para que as receitas, custos e despesas se equiparem ao final do mês ou do ano.

Em outras palavras, este índice informa qual é o faturamento mínimo necessário para se pagar os custos e despesas da loja.

Em um exemplo simples, uma empresa atinge seu ponto de equilíbrio quando não há lucro e nem prejuízo, entretanto, a empresa obteve receitas suficientes para cobrir custos e despesas.

Através deste índice é possível determinar, a partir das previsões de vendas, o período em que o faturamento da loja irá se igualar aos custos e as despesas da empresa naquele período.

Ter este tipo de informação em mãos pode ser muito importante para você lojista, pois com ela é possível evitar prejuízos, definir o preço de venda correto ou estabelecer prováveis lucros e, desta forma, encontrar o equilíbrio do seu negócio.

Além disto, de um modo geral este indicador auxiliará no acompanhamento da viabilidade do seu investimento (loja) e em consequência ajustá-lo com o mercado.
Calculando o “Break-even point” (Ponto de Equilíbrio).

Para calcular e descobrir o ponto de equilíbrio da sua empresa, primeiro será necessário reunir algumas outras informações sobre o seu negócio.

Será necessário utilizar diferentes tipos de cálculos para encontrar o ponto de equilíbrio, entretanto os dados abaixo são indicados para lojas que possuem uma grande variedade de produtos.

Para calcular o ponto de equilíbrio, será necessário identificar duas informações:
 
1. Despesas Fixas

Quais são asdespesas da sua loja que (independentemente de como andam as suas vendas) deverão ser pagas obrigatoriamente?

Como exemplo, podemos citar: o aluguel, o salário dos colaboradores, água, luz, manutenção, segurança, materiais (de escritório, higiene e limpeza) etc.

Caso tenha dúvidas para entender o que são custos, despesas fixas ou variáveis, você pode acessar este outro post aqui, para aprender como identifica-los na sua loja e como calcula-los.
 

Para calcular o seu Ponto de Equilíbrio será necessário identificar o valor total das despesas fixas do seu negócio, seja no mês ou no ano.

2. Margem de contribuição

Pode se dizer que a Margem de Contribuição é a diferença entre o preço de venda praticado e o custo variável de cada produto. Ou seja, ela contribui para que os custos fixos sejam pagos (cobertos) e para gerar lucro para empresa.

Pode-se dizer que a Margem de Contribuição é o percentual que compõem o preço de venda, sendo responsável por contribuir no pagamento das contas do seu negócio (despesas fixas) e gerar lucros.

Por exemplo, se o custo unitário de uma mercadoria é de R$20,00 e em seu estabelecimento você o revende pelo valor de R$35,00, estes R$15,00 de diferença representam sua margem de contribuição, ou seja, 42% do preço de venda.

As 3 vantagens do Ponto de Equilíbrio

Após a utilização deste indicador a gestão do seu negócio se torna mais eficiente e voltada ao resultado. Com estas informações, algumas ações passam a ser criadas e algumas melhorias praticadas.

Dentre as principais vantagens em utilizar o Ponto de Equilíbrio, estão:

1. Definição de metas

Ao identificar o Ponto de Equilíbrio do seu negócio, algumas metas começam a ser traçadas para alcançar este objetivo. Desta forma, suas metas de vendas podem se basear em previsões de faturamento ou unidades de produtos vendidas.

Garantindo assim, que ao final do período a empresa tenha obtido o faturamento necessário ou até a lucratividade pretendida para reinvestir no negócio.

2. Definição do preço de venda

Com o faturamento mínimo definido, os preços de seus produtos deverão se tornar cada vez mais estratégicos. Portanto, poderão ser ajustados e passarem a ser mais competitivos em seu mercado de atuação.


O ajuste nos preços está ligado diretamente à margem de contribuição e a lucratividade do negócio, determinando assim quais produtos (através de seus respectivos preços) serão responsáveis por contribuir com o faturamento do seu negócio e quais possuirão maior margem de lucratividade.

3. Sua loja mais estratégica

Com a possibilidade de definir metas e ajustar preços seu negócio se torna muito mais estratégico, garantindo assim uma maior competitividade e sobrevivência da sua empresa.

Através do Ponto de Equilíbrio é possível definir quando os preços devem ser ajustados ou quando as vendas precisam aumentar, desta forma, encontra-se maneiras variadas de conduzir a gestão da sua loja e claro seguir o caminho do crescimento.
 
Gostou deste post, achou ele útil? Então não deixe de curtir nossa fan page! Assim você se manterá atualizado sempre que  um novo conteúdo for postado.

O Ponto de Equilíbrio da sua loja com o ConnectStore!

O Connectstore auxilia e facilita no cálculo do Ponto de Equilíbrio da sua loja. Integrando os dados e informações financeiras e de vendas, o Connect pode tornar o cálculo muito mais simples além de otimizar a gestão da sua loja.

Receba informações e notícias gratuitamente

Todos os documentos fiscais em um único Software
Por ACSN 29 nov., 2023
Em um cenário empresarial cada vez mais digital e regulamentado, a gestão eficiente dos documentos fiscais é crucial para o sucesso e a legalidade das operações de qualquer loja. Nesse contexto, a utilização de um software integrado que concentre todos os documentos fiscais se torna uma estratégia fundamental. Esta abordagem não apenas simplifica os processos internos, mas também assegura conformidade legal, otimiza o tempo e contribui para uma gestão financeira mais eficaz.
Relatórios e Gestão da Loja
Por ACSN 26 set., 2023
Os relatórios são como um mapa detalhado que ilumina o caminho para o sucesso de sua loja. Eles não são apenas números, mas insights poderosos que revelam o desempenho real e apontam oportunidades de crescimento. Vamos explorar por que os relatórios são essenciais para a análise e monitoramento de sua loja.
Show More
Share by: