Layout do blog

10 dicas para você não errar no controle de seu estoque!

10 dicas para você não errar no controle de seu estoque!

ACSN • dez. 06, 2016

Para muitas empresas (principalmente para grandes e pequenos comércios) o estoque representa uma das partes mais importantes do negócio, pois grande parte do capital social, do capital de giro e também uma boa parte de suas estruturas estão investidos e retratados através das mercadorias, dos materiais e artigos existentes e armazenados em seu estoque.


É exatamente por causa desta importância que se faz necessário a realização de uma excelente gestão do estoque. Quando falamos em gerir este setor estamos falando em acompanhar todas as movimentações que ela opera, desde os processos e fluxos de compra e venda de produtos, até mesmo sua organização e sua contabilização.


Alguns procedimentos e rotinas podem ser adotados para que a gestão e controle do seu estoque sejam realizados de uma forma eficiente, permitindo assim otimizar este setor, aproveitando bem o espaço disponível através de sua organização, a identificação de produtos de forma mais simplificada e a redução de possíveis erros e retrabalhos.


Estes procedimentos auxiliam qualquer empresário a melhorar a saúde financeira do seu negócio, uma vez que executar o controle e a gestão do estoque buscam exatamente a redução de custos.


Gestão do estoque e as finanças da empresa andam juntas.

O estoque e as finanças de um negócio estão interligados diretamente, pois é a partir da realização de uma boa gestão e controle, que se torna possível planejar as compras para repor o estoque, evitar compras excessivas (o que pode deixar grandes volumes de mercadorias paradas), além de buscar negociar descontos com fornecedores.

Portanto, custos e perdas poderão ser reduzidos e a margem de capital de giro ampliada permitindo a utilização destes recursos em outros setores da loja ou a realização de novos investimentos.

Desta forma, se faz necessário criar procedimentos e rotinas internas que otimizem esta gestão, dada a importância que o estoque representa para um negócio e otimizá-lo talvez não seja uma tarefa fácil, porém que deve ser realizada para que seus resultados melhorem desde já.

Neste post, nós falaremos sobre como os controles e a gestão do seu estoque podem ser melhorados através de 10 dicas. São elas:
 
1ª Registre todo e qualquer movimento
Registre todas as movimentações do seu estoque, todas as entradas (compras) e as saídas (vendas), procure cadastrar cada item, organizando por códigos ou descrições.
 
2ª Contabilize o inventário
Contabilize a quantidade de cada produto em estoque. Desta forma, será possível enxergar o valor financeiro investido no estoque e que está parado.
 
3ª Estabeleça controles periódicos
Analise a rotação e organização periodicamente. Estabeleça períodos para que esta verificação seja realizada. Portanto, se torna mais simples comparar seus controles ao seu estoque físico e assim identificar possíveis falhas.

4ª Escolha bem o estoquista

Conte com um profissional ou um time experiente, organizado e de confiança. Atento na realização das análises das movimentações, prazos e cadastros.

 

5ª Crie processos e rotinas

Estabeleça procedimentos e rotinas claras para atualizar suas movimentações de estoque, reduzindo assim possíveis falhas na gestão do seu estoque.

 

6ª Atenção aos perecíveis e sazonais

Não fique no prejuízo: atenção aos produtos perecíveis e sazonais (como alimentos e vestuários) que podem acumular em seu estoque. Crie calendários de promoções e também planeje a quantidade de suas compras.

 

7ª Estabeleça níveis de segurança

Determine níveis (quantidades) mínimas para cada produto do estoque. Evitando assim, perder ou atrasar vendas, realizar compras desnecessárias e podendo também reduzir o custo de armazenagem.

 

8ª Organização? Sempre!

Organize o estoque e o espaço físico de uma forma que a mercadoria seja encontrada facilmente. Não perca tempo tropeçando ou perdido no estoque.

 

9ª Planeje suas compras!

Observe as movimentações e sazonalidades do seu estoque para realizar suas compras. Não realize compras por impulso ou caia em “descontos imperdíveis”, realizar compras desta forma, pode deixar produtos acumulados e parados em seu estoque.

 

10ª Automatize seus controles de estoque

A melhor forma de organizar todos estes processos é através de um software de gestão, com este tipo de ferramenta será muito mais fácil enxergar falhas, controlar movimentações e tomar decisões, e consequentemente ganhar mais tempo para realizar a gestão do negócio.

 

É claro que existem inúmeros procedimentos e maneiras de melhorar os controles e a gestão do seu estoque. Entretanto, a partir do momento que processos simples (como estas 10 dicas) são implantados, seu estoque se tornará muito mais organizado e mais interligado as finanças do seu negócio, o que irá facilitar e otimizar as rotinas da sua loja.

 

Gostou deste post? Então não deixe de curtir nossa fan page! Assim você se manterá atualizado sempre que  um novo conteúdo for postado.

Receba informações e notícias gratuitamente

Todos os documentos fiscais em um único Software
Por ACSN 29 nov., 2023
Em um cenário empresarial cada vez mais digital e regulamentado, a gestão eficiente dos documentos fiscais é crucial para o sucesso e a legalidade das operações de qualquer loja. Nesse contexto, a utilização de um software integrado que concentre todos os documentos fiscais se torna uma estratégia fundamental. Esta abordagem não apenas simplifica os processos internos, mas também assegura conformidade legal, otimiza o tempo e contribui para uma gestão financeira mais eficaz.
Relatórios e Gestão da Loja
Por ACSN 26 set., 2023
Os relatórios são como um mapa detalhado que ilumina o caminho para o sucesso de sua loja. Eles não são apenas números, mas insights poderosos que revelam o desempenho real e apontam oportunidades de crescimento. Vamos explorar por que os relatórios são essenciais para a análise e monitoramento de sua loja.
Show More
Share by: