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Promoção de sucesso é a que vende tudo, ou não?

Promoção de sucesso é a que vende tudo, ou não?

Ricardo Marques • nov. 21, 2022

Imagine um empresário que coloca um ou mais produtos em promoção na sua loja, e vê todos os itens da promoção esgotarem. Isso significa que a promoção foi um sucesso absoluto, correto? Bom, a resposta é um pouco mais complicada, pois depende do objetivo do empresário ao fazer essa promoção.

Quando um empresário resolve fazer uma promoção na loja, ele tem um objetivo. Afinal de contas, ele não vai fazer uma promoção por fazer, certo? Sempre que um empresário decide fazer uma promoção, é porque ele identificou a necessidade de tal ação por conta de um resultado que pretende atingir. E é esse resultado que ele está buscando através da promoção, que vai nos dizer se esgotar os itens em desconto é bom ou ruim para a loja.


Um dos objetivos possíveis de um empresário para realizar uma promoção, é se desfazer de itens que estão parados no estoque, seja porque estão com data de validade próxima do fim, ou simplesmente porque estão empacados, ocupando espaço e desvalorizando um dinheiro que poderia estar investido em algo mais lucrativo. Neste caso, se a loja vender tudo que estava na promoção, podemos dizer que foi um sucesso. Já que o objetivo era fazer a mercadoria sair da loja.


No entanto, se o objetivo da promoção for atrair novos consumidores para a loja, aí pode ser que uma promoção em que todos os itens com desconto esgotem, não seja tão bom para a loja. Não que seja ruim, longe disso, mas existem alguns pontos que merecem atenção nesse caso.


Se a loja faz uma promoção com o intuito de atrair novos consumidores, precisa encantar os que de fato vierem até a loja, para que voltem e comprem produtos também fora da promoção. Contudo, se a pessoa chega na loja em busca dos produtos em promoção e não os encontra, ficará chateada. A missão de atrair o consumidor para criar uma conexão positiva com ele, não será concretizada. Pelo contrário, é possível que o consumidor crie uma memória negativa em relação a loja, que pode até escrever no anúncio que a promoção é enquanto durar o estoque, mas isso não elimina o sentimento de chateação do consumidor. E não se engane, esse sentimento gruda e perdura.


E por fim, pode ser que a loja faça uma promoção com o objetivo de atrair consumidores para que seus vendedores possam atuar e vender mais itens. Nesse caso, os produtos em promoção funcionam como iscas. E se os produtos em promoção acabarem antes do término do prazo limite, a loja não terá como saber se teria vendido mais caso ainda tivesse estoque. Pode ser que tenha ocorrido perda de oportunidades de vendas.


Após analisar esses objetivos para uma loja colocar produtos em promoção, podemos afirmar que as vezes é melhor que sobre algumas poucas unidades dos itens em promoção. Isso inclusive, ajudará a dimensionar o estoque para novas promoções.


Seja qual for o objetivo do empresário ao criar uma promoção, ele terá mais apoio de informações para ajustar sua estratégia, se tiver o sistema ConnectStore em sua loja.


O ConnectStore oferece relatórios que permitem ao empresário analisar a movimentação dos produtos, e identificar aqueles que estão parados no estoque e que pode ser interessante que entrem em promoção.


Além disso, o empresário pode usar o ConnectStore para identificar itens diferentes que costumam ser vendidos juntos. E assim, criar promoções especiais para venda de combos, alavancando o ticket médio.


Com o sistema para loja, ConnectStore, o empresário consegue mensurar de fato quando, onde e como precisa atuar em relação ao seu estoque para que os produtos girem, sem frustrar consumidores por fata de itens na loja.


Se você tem vivenciado esse tipo de desafio em sua loja, conte com a equipe do ConnectStore para que possamos resolver juntos. 


Ricardo Marques

Evolução do Varejo

Representante oficial ACSN


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