Após o cadastro de cliente se tornar uma rotina em sua loja, alguns outros passos devem ser seguidos para que seu cadastro possa te ajudar cada vez mais a se relacionar melhor com os seus clientes e a aumentar suas vendas.
1. Organize os dados de acordo com suas necessidades
Quais são os dados mais importantes para a sua empresa?
O sexo de seus clientes?
Sua localização?
Sua faixa etária?
O segmento das empresas?
Seu faturamento?
É a partir destas respostas que o planejamento para as campanhas começa, com estes dados em mãos fica mais simples criar estratégias no ponto de venda, promoções ou divulgações que possam impactar seus clientes alvo.
Utilize estas informações como base para criar uma comunicação direta e efetiva para cada público alvo desejado.
2. Utilize filtros e cálculos para facilitar
Dependendo da quantidade de dados coletados, organizar tudo pode consumir muito tempo.
Desta forma, utilize ferramentas que possam auxiliar nesta visualização, filtrando os clientes por dados desejados para ter uma melhor visualização do cenário, e para que este cenário tenha uma melhor visualização ainda, separe os perfis de seus clientes por porcentagem como, por exemplo: quantos por cento dos clientes são mulheres? Quantos são homens? Quantos moram próximos? Quantos são de determinado segmento?
3. Monitore histórico de compra dos clientes
Fazer o monitoramento do histórico de compras do cliente é um excelente indicador para suas vendas. Procure monitorar quais produtos ou serviços são mais consumidos por estes consumidores em sua empresa, a frequência de compra dos clientes e os que não consomem há algum tempo.
Estas informações irão auxiliar no controle do seu estoque, onde é possível entender a movimentação de produtos e o mais importante, compreender os produtos que não podem faltar em sua empresa.
Além disto, esta é uma excelente oportunidade de se relacionar com seus clientes, premiando os que mais consomem e trazendo de volta aqueles que não consomem mais.
Vale ressaltar que realizar este monitoramento pode ser complexo, pela quantidade de informações necessárias.
Desta forma, procure ter uma ferramenta que consiga reunir e que traga estas informações de forma simples e otimizada. Assim é possível fazer uma excelente gestão de clientes e também ganhar tempo para se dedicar a outros processos dentro da empresa.
4. Venda mais para um mesmo cliente
Monitorar o histórico de compra do cliente é essencial para conseguir compreender ainda mais o perfil do cliente e se relacionar melhor com ele.
Ao entender estas informações, se torna mais simples encaixar mais produtos ou serviços a necessidade deste cliente. Uma vez que você compreende quem é este cliente é quais são suas necessidades, torna-se possível criar um roteiro de compra dentro do mix de produtos da sua loja.
Como um exemplo, o cliente de um mercado que compra carnes aos finais de semana, geralmente irá necessitar de carvão ou cervejas, isto faz com que o mercado crie ações promocionais que estimulem a este cliente comprar além da carne, mas também estes outros itens.
5. Se organize para analisar estes dados
Disponibilize datas e horários ou destaque um profissional para analisar todas estas informações. Criando um processo de análise destes dados, fará com que o relacionamento e a fidelização de clientes aconteçam mais rapidamente.
Disponibilize um momento para gerenciar todas estas informações para realizar ações em sua empresa. Criar um cadastro de clientes e não o analisa-lo não trará benefício nenhum para o seu negócio, então não colete simplesmente os dados, utilize-os a favor de suas vendas e a favor do seu negócio.
6. Atualize frequentemente seu cadastro
Pessoas e empresas estão mudando frequentemente os seus números de telefones, os endereços e também cargos.
Portanto, o seu cadastro pode ficar desatualizado e ineficaz ao longo do tempo. Procure então, controlar e atualizar periodicamente os dados cadastrados, sendo assim suas ações de marketing e publicidade se manterão sempre efetivas.
O cadastro de clientes é uma ferramenta simples, porém poderosa que pode ser executado em qualquer empresa. Esta é uma ferramenta repleta de etapas e processos, mas que faz total diferença durante as vendas, o que pode ser um diferencial enorme no desenvolvimento e na sobrevivência de qualquer negócio.
Sendo utilizado de forma correta, pode trazer excelentes resultados para qualquer negócio.
Fique atento, pois as etapas que compõem o cadastro de clientes e o CRM podem consumir um determinado tempo do gestor, portanto procure utilizar uma ferramenta que auxilie na execução de todas as etapas e processos e que transforme cada momento dispensado neste procedimento, valer a pena com relação aos resultados finais alcançados.