Layout do blog

O que é NCM e qual sua importância

O que é NCM e qual sua importância

ACSN • nov. 24, 2016

Você sabia que inúmeras informações e obrigações contidas em documentos fiscais passam despercebidas por contribuintes todos os dias mesmo com o grande volume de documentos em circulação?


Uma delas é o NCM, um código composto por 8 dígitos e que incide sobre toda mercadoria, importada ou comprada no Brasil, emitida através de notas fiscais, livros legais e demais documentos.


Estabelecida em 1995 por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, países integrantes do Mercosul, o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) se trata de um código criado para facilitar a identificação da natureza de mercadorias, auxiliar no desenvolvimento do comércio internacional e contribuir para a análise das estatísticas do comércio exterior.


Para facilitar estas relações internacionais é estabelecida uma padronização para se classificar mercadorias. Esta padronização é o Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias, conhecido como “SH” e está presente em centenas de países.


Dos 8 dígitos do NCM, o 6 primeiros são classificações do “SH”, que tem por objetivo descrever as características específicas dos produtos, como a sua origem, sua composição e a que se aplica. Desta forma, a partir de 1 de janeiro de 2010 a Secretária da Receita Federal (SRF) tornou obrigatória a inclusão do NCM/SH de cada produto nos documentos fiscais.


Abaixo podemos entender um pouco mais sobre como se dá a estrutura da codificação do NCM:

2 dígitos iniciais (SH): Capítulo – características do produto.

4 dígitos iniciais (SH): Posição – especificação das características da mercadoria identificada no Capítulo.

6 dígitos iniciais (SH): Subposição – detalhamento das características da mercadoria identificada no Capítulo.

7º dígito (NCM): Item – Classificação do produto.

8º digito (NCM): Subitem – descrição e classificação detalhada da mercadoria.

Tanto contadores quanto empresários devem estar atentos ao classificar seus produtos. É recomendável que se utilize tabelas como a do IBPT ou realizae pesquisas do NCM correto através do site da Receita Federal.

Se faz necessário esta atenção pois a inserção de uma classificação de NCM de forma errada, pode trazer implicações que podem prejudicar a empresa.

Como aplicação de multas por parte do Fisco Estadual, o que também pode ser prejudicial a concessão de benefícios fiscais.

 

Gostou deste post, achou ele útil? Então não deixe de curtir nossa fan page! Assim você se manterá atualizado sempre que um novo conteúdo for postado.

Receba informações e notícias gratuitamente

Todos os documentos fiscais em um único Software
Por ACSN 29 nov., 2023
Em um cenário empresarial cada vez mais digital e regulamentado, a gestão eficiente dos documentos fiscais é crucial para o sucesso e a legalidade das operações de qualquer loja. Nesse contexto, a utilização de um software integrado que concentre todos os documentos fiscais se torna uma estratégia fundamental. Esta abordagem não apenas simplifica os processos internos, mas também assegura conformidade legal, otimiza o tempo e contribui para uma gestão financeira mais eficaz.
Relatórios e Gestão da Loja
Por ACSN 26 set., 2023
Os relatórios são como um mapa detalhado que ilumina o caminho para o sucesso de sua loja. Eles não são apenas números, mas insights poderosos que revelam o desempenho real e apontam oportunidades de crescimento. Vamos explorar por que os relatórios são essenciais para a análise e monitoramento de sua loja.
Show More
Share by: